3° Reunião do Comitê de Volta às aulas*
Abertura da Secretária
"Repasses da representante da SMS: queda nas testagens positivas, situação sob controle e mais confortável de ocupação, monitoramento diário e contínuo. Segundo eles, Poços não saiu do programa Minas Consciente, mas continua acompanhando os informe e orientações expedidas. Situação permite começar a pensar em avanços nas aberturas.
Maria Helena: por estarmos na situação amarela, ainda não há nenhuma possibilidade de retorno às atividades presenciais.
Fala do professor Sérgio Teixeira (GEPLAN/IF Sul de Minas): discutem nos IFs e a possibilidade de reaberturas, os desafios e dificuldades. Expôs os dados de levantamento territorial da COVID no sul de Minas. Temos potencial de dispersão da doença devido à proximidade com SP e RJ e a proximidade com as rodovias. Fez o descritivo das análises e dados coletados desde março.
Representante das escolas privadas de educação infantil questionou sobre a não abertura das creches privadas, devido à todas as dificuldades existentes, bem como a flexibilização de quase todos os setores. Pediu para levar em conta a situação dessas instituições.
Promotora expôs sobre o programa Minas Consciente. O retorno depende de estar na Onda Verde.
Na sequência, os representantes dos 3 eixos temáticos apresentaram o resumo dos trabalhos desenvolvidos até o momento por cada grupo.
Grupo Eixo I – redução de riscos sanitários: leitura dos documentos, 01 reunião e debates sobre as demandas. Testagem, aplicação de verbas, infraestrutura das escolas e CEIs, questionário de levantamento de dados.
Grupo Eixo II – acolhimento e proteção social: leitura dos documentos, 01 reunião marcada para segunda feira (05/10) e debates sobre as demandas. Planejamento do retorno, saúde emocional, acompanhamento social e psicológico, trabalho em rede, suporte para família, alunos, professores e servidores. Possibilidades: grupos de atendimento, manutenção da Busca Ativa, material formativo e informativo, garantia de apoio financeiro e vínculo com universidades.
Grupo Eixo III – Aspectos Pedagógicos: leitura dos documentos, 02 reunião e debates sobre as demandas. Formação de servidores, professores, preparo antecipado das metodologias, organização de tempos e espaços, possibilidades do ensino hibrido, particularidades das escolas especiais e escolas especializadas; análise das metodologias, planejamento voltado para 2021, articulação com inspeção para elaboração do calendário 2021, preparação presencial dos gestores para o retorno, equipamentos que permitam auxilio em caso de ensino híbrido.
Estabelecido que na próxima reunião seja apresentada uma minuta de cada eixo.
Representante das escolas privadas pediu a palavra a expôs que há um movimento em várias partes do país de unir professores em grupos pequenos para aulas privadas. E pediu que assim que puder, que houver sinal verde, precisa autorizar o uso de espaços que podem ser controlados e fiscalizados pela saúde. Essas experiências poderiam servir como um termômetro e indicador para a retomada mais ampla.
Foi orientado a formalizar denúncia de atendimentos irregulares ao Conselho Municipal de Educação."
Próxima reunião agendada: 05/10 (Quinta Feira), às 10h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!