quinta-feira, 26 de novembro de 2020

"Damares à ONU contraria Bolsonaro e Mourão e diz que há, sim, racismo no Brasil"

 

Clarice Cardoso, do UOL, em São Paulo


"Digo com toda a tranquilidade: não existe racismo no Brasil. É uma coisa que querem importar, mas aqui não existe", disse o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) no Dia da Consciência Negra.

"Há quatro dias, em reunião dos líderes do G20, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acusou a tentativa de "colocar divisão entre raças no Brasil": "Enxergo todos com as mesmas cores, verde e amarelo".

No sentido oposto, um relatório oficial submetido à ONU (Organização das Nações Unidas) e organizado pela pasta de Damares Alves — com 12 anos de atraso —, descreve a abordagem policial brasileira como "seletiva e subjetiva, baseada em estereótipos associados às culturas afro-brasileiras urbanas periféricas". Além de atrasado, o informe descreve a situação do país apenas até 2017 — dois anos antes do primeiro ano da gestão Bolsonaro.

Em sua coluna hoje no UOL, Jamil Chade explica que o documento deveria ter sido entregue em 2008 ao Comitê da ONU para a Eliminação do Racismo. Trata-se de uma das obrigações da convenção sob o mesmo assunto, assinada e ratificada pelo Brasil. Mas nem os governos Lula, Dilma ou Temer cumpriram o que estipula o tratado.

Anteontem, Chade já havia publicado que a agência da ONU para Direitos Humanos criticou o negacionismo do governo brasileiro diante do racismo estrutural. Num recado claro à cúpula no Palácio do Planalto, a entidade insiste que as autoridades precisam reconhecer o problema da discriminação como "primeiro passo" para lidar com a realidade.

Negros no Brasil sofreram todos os tipos de violência e injustiças. Negar o problema é perpetua-lo. O importante, portanto, é que a liderança no mais alto escalão reconheça o problema e tome medidas para lidar com ele. Esse não é um novo problema no Brasil."


Declaração do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos

Enquanto isso, o Brasil ainda vive o luto e espera as investigações da morte de João Alberto Silveira Freitas, negro de 40 anos espancado por dois seguranças no supermercado Carrefour em Porto Alegre."

Fonte: Uol, em São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!