quinta-feira, 26 de novembro de 2020

"Poços e outras cidades da Macrorregião Sul voltam para a onda amarela no Minas Consciente"

Poços de Caldas
 

"Poços de Caldas e outras cidades da macrorregião de Saúde Sul vão regredir para uma fase mais restritiva do Minas Consciente, plano elaborado pelo Governo do Estado para garantir a retomada gradual e segura da economia nos municípios mineiros.

O anúncio foi feito durante deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (25/11), que constatou o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.

Com a mudança, a macrorregião Sul passa da onda verde para amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza. A justificativa para o retrocesso foi a piora nos índices relacionados à doença, como aumento de casos na localidade. 

Não esquecendo que a 2ª onda da covid-19 é mais grave do que 1ª onda.

Desde setembro a Prefeitura de Poços de Caldas não segue mais o Programa Minas Consciente, do governo estadual, tendo mais autonomia nas medidas de combate ao vírus.

Para o Governo de Minas, as cidades na onda amarela precisam voltar atrás quanto a reabertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, tais como:

Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;

– Parques e jardins;

– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;

– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;

– Bares com entretenimento (shows e espetáculos);

As regiões que fazem parte da onda verde são Triângulo do NorteTriângulo do sulOesteCentroNoroesteNorteJequitinhonha e Centro-Sul, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

A região Leste é a única que permanece na onda vermelha, onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar.

Monitoramento

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, o Governo de Minas monitora 24 horas o comportamento da pandemia em todas as regiões, cabendo ao Comitê deliberar o avanço ou regressão das macrorregiões que compõem o estado.

“A vigilância em relação aos diferentes cenários em Minas é permanente. Novas alterações podem ser anunciadas a qualquer momento”, afirmou.

O secretário aproveitou para enfatizar sobre a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção à doença. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, alertou."

Fonte: Ondapoços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!