quinta-feira, 11 de novembro de 2021

A censura acabou mesmo?

Fonte: Lili Schwarcz

"Em 3 de agosto de 1988 foi finalizada a nova Constituinte. Além de tantas conquistas que já conhecemos, nessa data foi colocado oficialmente um ponto final à censura que aterrorizou o Brasil nos anos de ditadura.

Passados 33 anos desse dia, o clima não é dos melhores no desgoverno que vivemos e a sensação de que estamos em uma “censura velada” é cada vez maior. São muitos os casos de censura, como o de Sergio Camargo, presidente da Fundação Palmares, que ordenou uma revisão de publicações presentes na entidade e excluiu de seu acervo nomes dos mais variados, como Max Weber, Nelson Werneck Sodré, Émile Durkheim, Raymond Aron, Caio Prado Jr., Simone de Beauvoir, Jacob Gorender, Celso Furtado, Nicolai Bukharin, Antonio Gramsci, entre tantos outros.

Esse é só um dos exemplos da censura que diversos campos democráticos têm sofrido no Brasil. Nossas instituições estão sendo furiosamente atacadas e precisamos reagir imediatamente, lutando por nossa liberdade para que a censura não se sobreponha à democracia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!