sábado, 20 de novembro de 2021

Encontros da Educação Antinuclear. Neste sábado, 20 de novembro ás 16h. O "Césio 137", em Goiânia

                        Fonte: Articulação Antinuclear Brasileira - AAB -

"Acontece neste sábado as 16h , nossa live com o tema: "A radioatividade não reconhecida: Nuclemon e o Acidente Radiológico de Goiânia."


"Por décadas, ex-trabalhadores da Indústria Nuclear Brasileira trabalharam no processamento de terras raras (radioativas), sem sequer ter o direito de saber com que tipo de produto estavam trabalhando. A Nuclemon gerou milhares de toneladas de lixo atômico armazenado de forma irregular nas cidades de São Paulo, capital, Itú-SP e Caldas-MG. Um passivo ambiental com potencial contaminante de milhares de anos.

Apenas em setembro de 1987, quando uma cápsula de Césio 137 causou, na cidade de Goiânia, o maior acidente radiológico em zona urbana do mundo, que os trabalhadores da antiga Nuclemon, começaram a ligar os pontos e entender com o que estavam trabalhando. Já era tarde, os anos de trabalho desumano e irresponsável por parte da Indústria Nuclear Brasileira  haviam contaminado milhares de trabalhadores."

Participam desta live:
Sonia Felipone: Terapeuta Ocupacional, mestre em Gestão do Trabalho e Meio Ambiente. Marcos Cripa, professor do curso de jornalismo da PUC-SP. Odesson Alves Ferreira: Ex presidente da AVCésio - Associação das Vítimas do Césio-137.
Moderação: Joelma do Couto, Articulação Antinuclear Brasileira. 

Fonte: AAB       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!