terça-feira, 15 de março de 2022

Cultura: "Gênios Nunca Morrem"

      Por Rogério Santos  no facebook: Legião Urbana Infinito

"Mãe de Cazuza como sempre muito sensata e gentil! Uma pessoa que tive a honra de conhecer, em uma exposição que aconteceu em São Paulo, a primeira exposição depois da morte do seu filho! Tivemos um longo papo, e foi uma honra de verdade, conhecer essa mulher guerreira e de uma sensibilidade ímpar .

Lucinha Araújo, mãe do Cazuza, e responsável pela “Sociedade Viva Cazuza”, foi entrevistada por Clemente Magalhães, do canal Corredor 5, e falou sobre sua relação com Renato Russo, do Legião Urbana, comentando a diferença entre os dois falecidos músicos.

Vou ser franca, o único que comparo ao Cazuza é o Renato Russo, mas eu acho uma diferença. O Cazuza era geneticamente alegre e o Renato era geneticamente triste. O olhar dele… ele se dava muito comigo, porque ele morreu cinco anos depois do Cazuza, ou seis. Ele ia lá na Viva Cazuza e me levava cheque de presente, ele era uma graça, mas nunca contou que estava com HIV", revelou.

A amizade entre os dois durou até o falecimento do Renato, que deixou uma herança para a mãe do Cazuza. "Ele me deixou uma caixa de CDs, deve ter ali uns 100 CDs mais ou menos. Lembra quando ele gravou um disco só de músicas italianas ("Equilíbrio Distante", de 1995), que ele foi lá pra Roma gravar! Ele comprou os discos para consultar, e quando ele morreu, na missa a mãe dele falou 'o Renato deixou isso aqui pra você'. Eu mandei buscar na casa dele, e era a caixa com os CDs em italiano, que era pra eu vender ou então fazer uma rifa pras crianças", disse.

Clemente acrescentou: "Os músicos que trabalhavam com ele, que são meus amigos, todos dizem que isso não é um assunto falado."

Lucinha respondeu: "Não, pra mim que tinha perdido meu filho ele poderia ter se aberto né? Ele ia lá, tanto que a primeira vez que ele foi, e eu falei 'ih, ele hoje vai me contar que está com HIV'. Eu sabia porque ele tinha uma assessora de imprensa que viajou com ele pra Roma e tudo, que era minha amiga, e que achava que ele estava. Mas ele nunca abriu, nem pra imprensa."

Quando Renato fez o show no Jockey em 1990, ele assumiu estar com o vírus, e ainda no dia eu falei para um colega, o Renato se comparou com o Cazuza, isso com certeza não foi em vão (pior de tudo, eu infelizmente estava certo), Deus sabe como eu queria estar vendo coisas e tudo não se passava de um grande equívoco da minha parte, mas eu conhecendo aquele carinha, sabia que ele estava dando um recado para os fãs, mas da sua forma, enigmática, escrita em meias palavras ! 

Eu quero agradecer de coração essas duas mães guerreiras, que não deixam a história de seus filhos morrerem jamais !

Gênios não morrem!

Vamos se encontrar um dia amigo, e vou querer ouvir você cantar para mim, Andrea Doria ininterruptamente!

Simples assim amigo … (rs)”


Fonte: Facebook - Legião Urbana Infinito                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!