segunda-feira, 21 de março de 2022

Lucro da Petrobras!

             

Por Ana Lúcia Dias 

Enquanto isso, a maioria do povo brasileiro paga mais caro por todos os produtos básicos com a inflação que está de volta, pois tudo depende do  transporte, na sua maioria o rodoviário que utiliza o combustível. Seja o diesel no caso dos caminhoneiros ou a gasolina. 

E o Etanol é um produto nacional, criado no Brasil e veio para substituir esse combustível fóssil, quando houve a primeira crise do petróleo, na década de 1970 e chamava-se "Programa Pró-Álcool" e os automóveis a álcool tinham a vantagem de serem um pouco mais baratos. Além de serem mais ecológicos, por não dispensarem o gás carbonico e colaborarem com a não poluição do ar, em especial nas grandes cidades. 

Neste momento de mudanças climáticas, o Brasil poderia ser pioneiro nesta questão de eliminar os combustíveis fosséis, sendo que agora a maioria dos carros mais novos são flex.

Aumento Combustível + Dólar Alto = Inflaçao.

Esses aumentos de combustíveis vem vindo muito antes da Guerra entre a Rússia e Ucrânia. O Brasil é autossuficiente em petróleo para consumo interno. Enquanto o leste europeu está em guerra poderíamos deixar de enviar o petróleo bruto para os EUA para refinar pago naturalmente em dólar, e exportar menos petróleo e investir em tecnologia... 

Nós temos o pré sal, mas falta a tecnologia para a extração, ao invés do ministro da economia Paulo Guedes privatizar e/ou vender as refinarias, deveríamos estar investindo em pesquisa nas universidades para criarmos, se é que já não existe, uma tecnologia nacional para extrair o que temos de mais precioso, ou seja, o pré sal. 

A Petrobras tem a tecnologia para extrair o pré sal, mas é pouco divulgada. Mais um motivo para que não seja colocada a guerra entre a Rússia e Ucrânia como motivo do aumento dos combustíveis, como tem sido colocado pelo governo.


E modernizar as refinarinarias. Já que o governo federal é o maior acionista com 36% das ações e deveria ser o maior interessado no bem-estar do povo que os elege, e no poder de compra da população. Somos nós que pagamos os mais altos impostos que sustentam os políticos. Quanto mais dinheiro na praça, mais impostos sem nenhum retorno ao povo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!