Esses são os cinco primeiros ministros do governo Lula
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta sexta-feira (9) que o estabelecimento de uma nova regra fiscal, em substituição ao teto de gastos, a retomada de acordos internacionais e a reforma tributária serão os primeiros passos da pasta que chefiará em 2023."
"Flávio Dino será o ministro da Justiça a partir de janeiro
"A missão de Dino é um dos coordenadores do grupo técnico que discute Justiça e Segurança Pública neste período de transição. Durante as reuniões com especialistas, o senador eleito defendeu a revogação de decretos do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizaram o acesso a armas no país.
O novo ministro da Justiça já disse que é preciso discutir uma "modulação" da quantidade de armamento que já está nas mãos da população, com o objetivo de tirar de circulação, por exemplo, as armas de grosso calibre."
José Múcio Monteiro para o Ministério da Defesa. As Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) integram a estrutura do ministério, que voltará a ser comandado por um civil. Desde 2018, ainda no governo de Michel Temer (MDB), que o titular da pasta é um general do Exército.
"Ex-presidente do TCU foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato de Lula. Pasta voltará a ser comandada por um civil depois de quatro anos sob a gestão de militares.
Ex-deputado federal (PE), Múcio, 74 anos, vai integrar novamente equipe ministerial de Lula. Antes de assumir a cadeira no TCU, por indicação do petista, foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato presidencial de Lula.
Múcio, considerado um político conciliador e moderado, terá a missão de melhorar a relação de Lula com os militares, que tiveram participação de destaque em cargos de gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). A escolha de Múcio foi bem recebida por militares."
Rui Costa como futuro ministro da Casa Civil. Filiado ao PT, político governou a Bahia por oito anos. Casa Civil é uma das pastas que funcionam no Planalto.
Rui Costa encerra neste mês os oito anos à frente do governo baiano. Ele será sucedido por Jerônimo Rodrigues (PT) na função.Na Casa Civil, o político será um dos ministros que despacharão dentro do Palácio do Planalto. A Casa Civil funciona como uma espécie de centro administrativo do governo federal, responsável por articular a execução das políticas públicas pelos demais ministérios.
O cargo costuma ser ocupado por um político de confiança do presidente da República. Lula, por exemplo, teve a ex-presidente Dilma Rousseff como chefe da Casa Civil. A atuação de Dilma na pasta a qualificou para ser a indicada do PT à sucessão de Lula."
Rui Costa encerra neste mês os oito anos à frente do governo baiano. Ele será sucedido por Jerônimo Rodrigues (PT) na função.
"Embaixador Mauro Vieira será o ministro das Relações Exteriores de Lula.
Vieira já comandou Itamaraty no segundo governo Dilma (PT) e, atualmente, é chefe da Embaixada do Brasil na Croácia. Presidente eleito anunciou primeiros ministros do novo governo nesta sexta.
Além de ministro, Mauro Vieira foi embaixador do Brasil na Argentina entre 2004 e 2010; embaixador do Brasil nos Estados Unidos entre 2010 e 2015; e representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2016 e 2020.
Antes, foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos, de 2010 a 2015, e também na Argentina, de 2004 a 2010. A nomeação como embaixador na Croácia aconteceu já na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL)."
Novos nomes para o ministério
"Na semana passada, Lula chegou a dizer que só iria anunciar os nomes dos futuros ministros após a diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para o próximo dia 12.
Nesta sexta, ele afirmou que adiantou alguns nomes porque são ministérios que já estão com as estruturas definidas.
Entre os nomes mais cotados para serem anunciados nos próximos dias, estão:
- ✔Simone Tebet (Desenvolvimento Social)
✔Marina Silva (Meio Ambiente)
✔Margareth Menezes (Cultura)
Fonte: g1/Política
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!