terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Brasil para que nunca mais se repita 1968: "da Passeata dos 100 Mil ao AI-5. Decretado em 13 dezembro de 1968 pelo General Costa e Silva

Fonte: O Globo

"Passeata dos 100 Mil, Enterro de Edson Luis, Batalha da Maria Antonia, AI-5: quatro eventos que marcaram o ano em que tudo parecia ir bem, até não ir mais. Enquanto o Brasil vivia uma ditadura militar, no "Maio Francês" os estudantes enfrentavam a polícia, na Tchecoslováquia a Primavera de Praga era reprimida pela União Soviética, e nos Estados Unidos Martin Luther King foi assassinado. No vídeo, 1968 é lembrado, entre outros, por Lucia Murat, Zé Celso Martinez Correa, Zuenir Ventura, Daniel Aarão Reis e Heloisa Buarque de Hollanda."

Fonte: O Globo

Esse é primeiro vídeo de uma série de quatro vídeos. Assista, em especial se você nunca soube das atrocidades desta época no Brasil ou se não se lembra!

Com a morte por AVC do General Costa e Silva, o general Médici cumpriu com "todo o requinte o Ato Institucional nº 5, AI-5". Este foi o pior da época do regime militar", de 30 de outubro de 1969 – 15 de março de 1974. O mandato dos militares eram de seis anos. 




Fontes: O Globo e Instituto Vladimir Herzog      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!