domingo, 9 de dezembro de 2018

Água é vida! E viva a vida!

Reivindicação pela água, na Câmara Municipal de São Thomé das Letras, MG
 Por Ana Lúcia Dias

O Ribeirão Cantagalo abastece a cidade de São Thomé das Letras, MG e a toda a região do Cantagalo na área rural, que de uns tempos para cá está bem mais populosa. Com mais residências,  comércios e pousadas das que já existiam na região. E o mais grave é que não respeitando a Lei de Zoneamento, que deve estar presente no Plano Diretor do município.

As nascentes que abastecem a cidade e a regiao do Cantagalo de São Thomé das Letras são extremamente respeitadas e cuidadas pelo “Bosque dos Beija dos beija-flores” – SPA, Pousada e Restaurante e pela “Cidade das Estrelas”- Onde fica o “Imagick”, - Instituto de Pesquisas Psíquicas. Essas águas são processadas pela COPASA, que também é responsável pela manutenção das águas no município.

O Cantagalo é a área rural mais próxima da cidade – , onde ficam as cachoeiras mais conhecidas pelo turista que visita São Thome das Letras. E onde desde meados de 2014 teve um avanço imobiliário sem noção e sem as Leis de zoneamento, sem nenhuma fiscalização por parte do poder público.   

Em entrevista exclusiva, Ana Maria Sigaud (ex-vereadora) e uma das líderes do movimento orgânico, suprapartidário: “Todos pela Água” de São Thomé das Letras. Ela conhece e explica quais nascentes são do Ribeirão Cantagalo. Onde nascem e qual é a questão da mudança da captação da água pela Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

 Cantagalo é uma APA - Área de Perservação Ambiental

O Ribeirão Cantagalo não aguenta mais... Ele é responsável pela água que vai para área urbana. E é dele também a água das  Cachoeiras turísticas da Eubiose, Flávio, Véu de Noiva e Paraíso. E toda esta região é uma APAÁrea de Preservação Ambiental, que deveria ser respeitada e fiscalizada. Mas não é nem respeitada e nem fiscalizada por nenhum órgão de MG. (Vídeo: Cachoeira do Flávio).

O abaixo assinado começou no início de 2017, e têm como assinantes, cidadãos conscientes mais de 600  e também assinaturas de turistas também conscientes da necessidade da preservação da água e do meio ambiente, cerca de 400 assinaturas válidas, totalizando mil assinaturas.

“E temos quatro vereadores, que sabendo da importância da água, aderiram também esse direito, que é de todos”. São eles: Rosilda, Jiló, Tião Amador e Palito. Embora toda a câmara municipal de São Thomé das Letras, MG tenha se empenhado na resolução desta questão", explica Ana Maria Sigaud.


Cidadãos que foram a sessão na noite de 5 
de dezembro de 2018.
Resultado: “’Todos pela Água’ e Câmara Municipal de São Thomé juntos pela água! Na noite de 5 de dezembro de 2018, a partir das 19h foi entregue aos vereadores um abaixo assinado, solicitando a mudança da captação da água distribuída pela COPASA, em São Thomé, contendo mil assinaturas de cidadãos conscientes e turistas que também somaram esforços pela água. Logo que iniciar o no que vem (2019) esperamos que a COPASA mude a captação da água, para que tenhamos um ribeirão bonito e cheio de água como antes",  conclui Ana Maria Sigaud.

A Água sempre foi e é a vida entre nós, seres vivos. Você pode ficar vários dias sem comer, mas sem água não sobreviveríamos, nem as plantas, nem árvores, nem legumes e frutas, nada sobrevive sem a água doce e potável e acima de tudo bem cuidada!


Grupo: "Todos pela Água", reivindicando junto à Câmara Municipal de STL, um direito de todos:  Água de boa qualidade. 
Veja os momentos mais marcantes desta sessão: vídeos editados por Darlan Evangelista. 

Esses vídeos estão apresentando o resultado do pedido desta sessão na Câmara Municipal de São Thomé adiada por duas vezes, do Grupo: "Todos pela Água STL - em favor da água, este bem maior e necessário à sobrevivência do Planeta. 



 Com a palavra, Ana Maria Sigaud ( Aninha),  integrante de "Todos pela Água" 



Com a palavra, Neide  Marie Texeira,
moradora do Cantagalo há mais de 30 anos. E integrante de "Todos pela Água". 


Com a palavra, Luiz Fernando, morador e  comerciante em São Thomé há mais de 30 anos. Integrante de "Todos pela Água".  Ele agradece e lembra de quando não se tinha água encanada em São Thomé!

Com a palavra, o presidente da Câmara de vereadores, Adriano (Jiló) e o vereador Vantuir (Palito)

Com a palavra, Rosilda, vereadora, ex-presidente da Câmara, esclarece alguns pontos importantes



Fonte: "Todos pela Água de STL" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!