quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

História do Brasil: hoje, 13 de dezembro faz 50 anos do AI-5 - Os Anos de Chumbo .


Fonte: Guerrilhas da Memória 


Por Ana Lúcia Dias


Hoje, dia 13 de dezembro de 2018, faz 50 anos do AI-5,  que ocorreu em uma sexta-feira, 13 dezembro de 1968. Este Ato Institucional foi aquele que acabou por tolher todos os direitos do cidadão brasileiro, "não se podia andar de braços dados com o namorado", foi um dos piores momentos, enquanto o país estave sob uma ditadura militar. A  ditadura militar foi um regime de exceção de 1964 a 1985, portanto 21 anos.

O AI-5 foi instaurado por um general Arthur da Costa e Silva (que morreu de um AVC, na época derrame cerebral), mas aplicado com muito rigor pelo seu sucessor, o general Emilio Garrastazu Médici. São os chamados “Anos de Chumbo”, de 1968 a 1974, durante o governo Médici, os piores anos. Guerrilhas da Memória


O Congresso Nacional foi fechado, cassados políticos e institucionalizada a repressão. Essa repressão ocorreu por meios legais e ilegais, como torturas, assassinatos contra militantes de esquerda. Realizados com apoio da Operação Bandeirantes (OBAN), que era financiada por empresários civis, que pagavam para ver gente sendo torturada. Por isso é chamada de Ditadura civil militar.

Os DOPS - Departamento de Ordem Política e Social e os DOI-Codis  Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) por todo o país, era  órgão subordinado ao Exército, de inteligência e repressão do governo brasileiro durante o regime inaugurado com o golpe militar de 1964.

O AI-5 durou até 13 de outubro de 1978. Em agosto de 1979, o general Figueiredo, o último militar a comandar o país promulga a “Anistia Geral e Irrestrita”, Foi quando voltaram alguns exilados. Mas no Brasil, não foram punidos, por exemplo, os torturadores, enquanto em outros países da América Latina, onde tiveram ditaduras militares, todos os culpados foram punidos. E a chamada  Operação Condor (assinada em outubro de 1975, no Chile, que unia praticamente todos os países da America Latina), por influência dos EUA, em um combate ferrenho ao que podia se chamar na época, comunismo ou socialismo ou ideologia de esquerda.

O Brasil foi o ultimo país da America Latina a ter a "Comissão Nacional da Verdade", instaurada pela presidente Dilma Roussef. Para que isso jamais volte a acontecer, precisamos conhecer a história do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!