sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Meio ambiente: "Sem a Amazônia o Centro-sul vira deserto"

E o que temos de lembrar é que a Nossa Terra, nossa morada é redonda. Por isso, que se amazonia não for preservada o mundo inteiro sofrerá as consequências. Simples assim.





"A Amazônia impede a formação de um deserto no centro-sul e sudeste do país. "Devido ao efeito da floresta e também da cordilheira dos Andes (uma barreira de 6 km de altura), o persistente ar úmido amazônico faz a curva no Acre e, durante o verão, leva quantidades generosas de vapor d’água para o quadrilátero afortunado, contrariando sua tendência para a aridez", explica professor Antonio Nobre no relatório sobre o "Futuro Climático da Amazônia"."

Créditos: Água, sua linda.



Página curtida · 24 de outubro 


"Sabe por que a floresta atrai a umidade do Oceano Atlântico? Porque a pressão atmosférica sobre a floresta é mais baixa que a do oceano devido à transpiração abundante das árvores. Esta pressão mais baixa suga o ar úmido sobre o oceano para dentro do continente. Sem a floresta amazônica, cientistas apontam para uma "reversão nos fluxos de umidade": a pressão atmosférica da floresta está ficando a cada dia mais alta até o ponto que vai ultrapassar a do oceano. Quando isso acontecer, o mar que vai sugar a umidade do continente, criando um deserto onde antes havia floresta. Mas antes da savanização completa da Amazônia, a crise hídrica vai se instalar para ficar na região sudeste e centro-oeste que não terá um pingo de água. O ciclo hidrológico inteiro do continente depende da Amazônia em pé."

Créditos: Árvore ser Tecnológico.


Fonte: Todos pela Água - São Thomé das Letras, MG

2 comentários:

  1. TODOS, TODOS, TODOS PELA ÁGUA!!! NOSSOS CORPOS SÃO CERCA DE SETENTA POR CENTO FEITOS DE ÁGUA, AS PLANTAS QUE COMEMOS NÃO EXISTIRIAM SEM ÁGUA, O LEITE DE NOSSAS MÃES NÃO EXISTIRIA SEM ÁGUA. E DEPOIS AINDA TEMOS QUE LER QUE "A IRRIGAÇÃO É ACESSÓRIO". A FLORESTA AMAZÔNICA TAMBÉM SERIA "ACESSÓRIO"? O DESCONHECIMENTO, PARA MIM, É O FATOR PRINCIPAL DA FALTA DE CONSCIÊNCIA."CONHECER PARA AMAR E DEFENDER", ESCREVI NUM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ACREDITANDO NISSO, ESFORCEI-ME PARA CONHECER E PASSAR MEU CONHECIMENTO, COMO EDUCADORA. PARA DESPERTAR O AMOR. PARA DEFENDER A NATUREZA E, ASSIM, DEFENDER TODOS OS SERES DO NOSSO PLANETA. MAS, MEU DEUS, COMO É DIFÍCIL DESPERTAR!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente aqui na minha cidade de Itambé Paraná as pessoas esqueceram até que a árvore da sombra. os que os meus conterrâneos conseguem ver o que a árvore dá é só sujeira, para os itambeenses do Paraná as árvores aqui da cidade devem ser cortadas para não fazer sujeira.
    Há mais sombra em certos lugares do deserto do que aqui na cidade de Itambé Paraná.
    Aqui ou as árvores são cortadas ou judiadas com várias podas durante o ano. Podas que só deixam o tronco da querida árvore.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!