sábado, 29 de julho de 2017

Moradores e entidades fazem campanha para construção de hospital do câncer em Poços de Caldas, MG

"Ideia é cobrar do governo estadual a reativação de um projeto para a criação do hospital, que teria inclusive um setor de oncologia pediátrica."


Moradores e entidades fazem uma campanha para a construção de um hospital regional do câncer em Poços de Caldas (MG). A ideia é cobrar do governo estadual a reativação de um projeto para a criação do hospital, que teria inclusive um setor de oncologia pediátrica.”

Um evento realizado neste sábado na cidade deu início ao abaixo-assinado, que a partir de agora, será espalhado por toda a cidade com o objetivo de reunir o maior número possível de assinaturas.

"Estaremos levando a empresas, ao comércio, a igrejas principalmente, para que todos encampem esse trabalho", disse o organizador, Francisco Rondinelli.

O projeto para se construir um hospital regional do câncer em Poços de Caldas existe desde 2008. Mas de lá pra cá, em quase 10 anos, o projeto já passou por várias revisões. Convênios que tinham sido feitos com o Estado chegaram a ser cancelados e o hospital não saiu do papel.

O abaixo-assinado quer que esse convênio seja restabelecido, que o hospital seja construído e que ele passe a ter o tratamento de oncologia pediátrica. Hoje quem precisa de tratamentos do tipo precisa recorrer ao Hospital do Câncer de Barretos.

"Eu tive que tirar (o filho) da creche, ficar longe da minha filha, sem o convívio dos avós, é tirar uma planta de onde ela vive e colocar em outro lugar, ela pode até morrer por isso por sentir tanto", disse a arquiteta Elizângela da Silva, cujo filho enfrentou um câncer no rosto.

A Santa Casa de Poços de Caldas já possui atendimentos oncológicos, embora não seja um hospital específico para tratamento do câncer. Ao todo, são mais de 1 mil pacientes de 80 cidades da região. O hospital apoia a iniciativa que busca mais investimentos para o setor e poderá ampliar esses atendimentos.

"Um exemplo já conhecido é a questão das cirurgias oncológicas aqui na cidade. A Santa Casa e a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) tem um convênio com o SUS para a feitura de 250 cirurgias por ano e a gente faz mais do que o dobro disso. Depois que chega a 250 cirurgias, a Santa Casa tira do próprio bolso para pagar equipe, médicos, para que esses pacientes possam ser ajudados", disse o assessor de comunicação da Santa Casa, Pedro Funchal.

Gente que já teve a doença também está ajudando na iniciativa. "Eu acredito que são diversos fatores que precisam ser levados em consideração para que esse hospital possa nascer na cidade e a nossa Unacon possa se expandir e atender cada vez mais. O hospital do câncer é sinônimo de vida e esperança para muitos pacientes que estão lá sentados esperando a cura", disse a integrante da comissão, Patrícia Gil.

O abaixo-assinado deverá ser encaminhado para vários órgãos públicos, principalmente para a Secretaria de Estado de Saúde.”

Campanha para a construção de hospital de Câncer em Poços de Caldas

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!