Céu em São Paulo - Capital todo poluído. |
Redação do Site Inovação Tecnológica
Diesel
melhor que gasolina
“Os
carros a diesel mais modernos emitem menos poluição do que os
carros a gasolina igualmente novos, garante um novo estudo realizado
por especialistas de seis países.
E,
escrevem eles, como o diesel hoje se tornou muito mais limpo do que
antes, os reguladores ambientais devem concentrar cada vez mais o
foco de sua atenção nos carros mais poluentes a gasolina e em
outras fontes de poluição do ar.
A
conclusão não vale para a maioria dos veículos a diesel mais
antigos, que ainda não contavam com os avanços tecnológicos atuais
e não se submetiam às novas legislações.
"O
diesel tem uma má reputação porque você pode ver a poluição,
mas na verdade é a poluição invisível que vem da dos carros a
gasolina que é pior. O próximo passo deve ser focar na gasolina ou
retirar de circulação os veículos a diesel mais antigos.
"Os
veículos a diesel modernos adotaram novos padrões e agora estão
muito limpos, de forma que a atenção precisa agora se voltar mais
para a regulamentação dos motores a gasolina veiculares e
não-veiculares. Esse é realmente o próximo alvo," disse o
professor Patrick Hayes, da Universidade de Montreal, no Canadá, um
dos coordenadores do estudo.
Material
particulado carbonoso
A
análise, feita por pesquisadores do Canadá, EUA, França, Itália,
Suíça e Noruega, foi realizada a partir do chamado material
particulado carbonoso emitido pelos canos de escapamento dos carros.
Essas
partículas de carbono são compostas por carbono negro, aerossol
orgânico primário e, especialmente, aerossol orgânico secundário,
que é conhecido por conter espécies perigosas de oxigênio reativo
e pode danificar o tecido pulmonar.
Nos
últimos anos, os carros a diesel novos na Europa e na América do
Norte foram obrigados a vir equipados com filtros de partículas
diesel, que reduzem significativamente a poluição que eles emitem.
Nos
laboratórios do Instituto Paul Scherrer, na Suíça, a equipe
verificou que "os carros a gasolina emitiram em média 10 vezes
mais material particulado carbonáceo a 22° C e 62 vezes mais a -7°
C em comparação com os carros a diesel."
"O
aumento das emissões a temperaturas mais baixas está relacionado ao
efeito mais pronunciado da partida a frio," diz o relatório,
quando um motor a gasolina é menos eficiente porque ainda não
esquentou e seu conversor catalítico ainda não está operando.
Segundo
Hayes, "esses resultados desafiam o paradigma existente de que
os carros a diesel estão associados, em geral, com taxas de emissão
de material particulado muito maiores, refletindo a eficácia"
dos complementos dos motores, como os filtros de partículas diesel,
na redução da poluição." ”
Fonte:
Inovação Tecnológica
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