terça-feira, 30 de março de 2021

"Governo e Assembleia desistem de antecipar feriados em MG"

Assembleia Legislativa de MG


"Medida seria votada na manhã desta terça-feira (30). Executivo e Legislativo afirmam que ‘eficácia desta medida requer maior embasamento fático e estatístico’."


Por Raquel Freitas, G1 Minas — Belo Horizonte




"A proposta de antecipação dos feriados em Minas Gerais foi retirada do projeto de lei que será analisado nesta terça-feira (30) na Assembleia. A informação foi divulgada em nota conjunta do governo de Minas e do Legislativo estadual, que afirmaram que reavaliaram a necessidade de adotar a medida.

“Tal definição se deve ao entendimento de que a eficácia desta medida requer maior embasamento fático e estatístico”, diz a nota.

A ideia inicial era antecipar para os dias 5, 6 e 7 de abril, entre segunda e quarta-feira da próxima semana, os feriados estaduais de 21 de abril dos anos de 2021, 2022 e 2023. A nota conjunta foi lida em plenário, nesta manhã, enquanto as discussões já estavam sendo realizadas.

O Executivo e o Legislativo afirmam que, na Semana Santa, fica mantido o ponto facultativo na nesta quinta-feira (1º) e o feriado nesta sexta-feira (2).

Já os outros pontos do projeto de lei 2.591/2021 ficam mantidos. Entre eles, estão a ampliação dos serviços de saúde por meio da convocação de profissionais voluntários e contratação de estudantes da área de saúde e profissionais aposentados.


A previsão é que o PL seja votado na tarde desta terça-feira.


Pandemia no estado

A antecipação dos feriados havia sido proposta para tentar frear a escalada de casos e mortes de Covid-19 em Minas Gerais, que está na onda roxa, a mais restritiva do plano de flexibilização, desde o último dia 17.

Março já é o mês mais trágico da pandemia no estado. O mês já bateu até mesmo o pico da doença no ano passado, em agosto, quando foram registrados 2.566 óbitos.


Em pouco uma mais de um ano de pandemia, 23.915 vidas foram perdidas e 1.111.893 pessoas contaminadas pelo coronavírus em Minas. No último sábado, o estado registrou recorde de mortes em 24 horas, com 479 óbitos."


Fonte: G1/Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!