segunda-feira, 9 de agosto de 2021

"Procon-SP divulga ‘ranking dos perturbadores’"

 

Por Metro World News - Metro

"O Procon-SP vai passar a disponibilizar no seu site a lista com o ranking dos perturbadores, ou seja, a lista das empresas que mais ligam e mandam mensagens para os consumidores escritos no cadastro “Não Me Ligue”.

O “Não me Ligue” foi criado pela lei estadual nº 13.226/2008 para proteger a privacidade dos consumidores, que se cadastram para não receberem mais ofertas de telemarketing, seja por telefone, SMS ou via Whatsapp. A partir do momento que o consumidor faz se cadastro, as empresas de telemarketing ficam proibidas de entrar em contato.

O “ranking dos perturbadores”, que pode ser conferido aqui, será atualizado mensalmente e pretende reforçar o respeito à legislação.

Desde 2010,quando a lei foi regulamentada, 346 processos foram instaurados contra empresas e mais de R$ 250 milhões em multas foram aplicadas."

Fonte: Metrô News

Por Sophia Camargo - R7

"Teles, bancos e empresas de saúde são as campeãs da perturbação por meio de ligações e mensagens de telemarketing indesejadas".


"Quem são os 10 maiores perturbadores?

Segundo o ranking, até o dia 30 de junho, os 10 maiores perturbadores foram:

1) Vivo - 3.743 ligações/mensagens

2) Dr. de Todos - 3.077 ligações/mensagens

3) Claro - 2.524 ligações/mensagens

4) Banco Pan - 2.522 ligações/mensagens

5) Banco Itaú - 2.308 ligações/mensagens

6) Tim - 2.294 ligações/mensagens

7) Viva Mais - 2.256 ligações/mensagens

8 ) Santander - 1.838 ligações/mensagens

9) Banco BMG - 1.618 ligações/mensagens

10) Banco Safra - 1.167 ligações/mensagens

O ranking, que será atualizado mensalmente, tem como objetivo reforçar o respeito à legislação.

Veja aqui o ranking: https://www.procon.sp.gov.br/ranking-dos-perturbadores/

O ranking será atualizado mensalmente.

O que é o "Não me Ligue"

O "Não me Ligue" foi criado proteger a privacidade dos consumidores paulistas que não querem ser incomodados com ofertas de telemarketing e está em vigor desde 2009

Houve uma ampliação do cadastro e, desde março, estão incluídas, além das ligações (inclusive as automáticas ou robocalls), mensagem SMS ou por aplicativos (via Whatsapp, por exemplo).

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, "O Ranking dos Perturbadores" foi criado porque para muitas empresas apenas a aplicação de multas não tem servido pra refrear sua prática abusiva.

Por essa razão, o Procon-SP pretende expor ao consumidor quais são as marcas e fornecedores que não têm respeito por ele, e continuam assediando e fazendo ofertas contra a sua vontade.

Para Capez "é importante o consumidor lembrar o nome dessas empresas na hora de prestigiar uma marca".

Como funciona o Não Me Ligue?

Os consumidores paulistas que não querem receber ofertas de produtos e serviços ou cobranças podem fazer a inscrição de até cinco linhas telefônicas de sua titularidade (fixo ou celular) no site do Procon-SP.

Após o 30º (trigésimo) dia da inscrição no cadastro, as empresas de telemarketing e fornecedores de produtos ou serviços que utilizam este serviço não poderão fazer ligações ou enviar mensagens para esses números. Acesse aqui .

Uma vez inscrito, o número de telefone permanecerá no cadastro por tempo indeterminado. O consumidor pode fazer a exclusão da linha a qualquer momento e pode autorizar ligações de uma ou mais empresas das quais deseja receber ligações ou mensagens.

Desde que entrou em vigor, no ano de 2009, 2.988.997 linhas telefônicas foram cadastradas no "Não Me Ligue"."

Fonte: R7

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