Por Ana Lúcia Dias
No dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, "foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, no governo Dilma Roussef (PT). A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares".
"A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam."
No Brasil nos dias de hoje, em pleno século 21, temos 54% de negros no país, de acordo com o IBGE, portanto a maioria. Temos de respeitar a todos. O respeito cabe em qualquer lugar ou circunstância. Vamos ser um país que respeite a diversidade cultural, racial e de gênero. A gente pode mudar isso. Está em nossas mãos e corações.
Para celebrar todos os dias como sendo o dia do negros(as) das mulheres que não apenas merecem flores no dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o dia das crianças.
Daqui a pouco vem o natal, não vamos esquecer o último governo para que jamais se repita e pensar em um novo Brasil com mais solidariedade, mais amor e confiança que agora o Brasil será modelo de nação para o mundo com o novo governo, que está propondo uma aliança ampla com todos os partidos que quiserem e, que na verdade teriam de nos representar, pois foram eleitos para isso e por nós. Isso é a democracia!
Assista a entrevista que o O Guardião da Montanha realizou com o Valdivino Roberto Pereira, o Divino um dos representantes do povo negro, em Poços de Caldas, ele que foi homenageado na Câmara Municipal por sua atuação no município. Divino faz parte do Coletivo Negro de Poços de Caldas entre outros movimentos.
Fonte: OGM - O Guardião da Montanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!