Por Ana Lúcia Dias
Esta é a 17ª Caminhada de Fé, que as mulheres, em especial de São Thomé das Letras fazem todo o começo de dezembro em homenagem à imaculada Conceição da qual Nhá Chica era devota.
É uma caminhada noite adentro pela estrada de terra com destino à Baependi, cidade que possui um Santuário da Imaculada Conceição, Nhá Chica em que os devotos de Nhá Chica costumam ir. Na caminhada, só mesmo mulheres de coragem se propõem a ir.
Imagem da Nhá Chica, que começou a construir esse santuário. |
Na Caminhada de fé que é organizada desde o início, portanto à 17 anos por Neide Marie, que juntou a mulherada de São Thomé e disse: "vamos caminhar para agradecer à Nhá Chica todas as decisões e ao empoderamento que ela nos dá durante o todo o ano".
E assim há 17 anos essa Caminhada da fé acontece, organizada pela Neide Marie.
E essa caminhada é aberta á todas as mulheres também de outros lugares. Podem vir, mas algumas coisas são essenciais para a caminhada como: um calçado confortável, que pode ser tênis, ou botina, capa de chuva, um agasalho, lanterna, água e um lanche reforçado para a hora da parada. E muita disposição e coragem para enfrentar os mais diferentes desafios.
Observação: os homens, companheiros e ou namorados também participam, não dá caminhada, mas eles vão acompanhando nos carros de apoio que levam agasalhos, lanches, água para que as mulheres fiquem leves e soltas para caminhar. E ainda levam algumas frutas que os mercados da cidade geralmente cedem para esta caminhada.
Este é o santuário da Nossa Sra. da Conceição, em Baependi |
Quando chegam a este santuário, que não é perto da entrada da cidade, elas até arriscam subir todos esses degraus para assistir a missa e mais uma vez agradecer terem chegado bem até ao destino.
Na volta, um ônibus da Prefeitura de São Thomé das Letras vai até Baependi para trazê-las de volta a São Thomé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!