segunda-feira, 9 de maio de 2016

Diplomas de graduação estarão disponíveis para consulta

Portal reunirá todos os documentos na tentativa de evitar fraudes

Diplomas de graduação estarão disponíveis para consulta Ver Descrição/Ver Descrição
Foto: Ver Descrição / Ver Descrição
"O Ministério da Educação (MEC) disponibilizará todos os diplomas de graduação em um portal oficial, aberto a consultas. A iniciativa, que deve entrar em operação neste mês, pretende acabar com fraudes do documento no país.



– Todos os diplomas do Brasil estarão em um único cadastro, público e transparente. Assim saberemos se qualquer pessoa é formada ou não, em qual curso, quando se formou e qual instituição – disse o ministro Aloizio Mercadante, no lançamento do portal.

O Cadastro Nacional de Concluintes (CNC) será organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mas a inscrição no portal será feita por todos os concluintes dos cursos de graduação como condição curricular obrigatória à diplomação. As instituições de educação superior ficam obrigadas a acompanhar o questionário do estudante e informar a conclusão do curso e a emissão dos diplomas.
– Se está no portal do MEC, está formado, se não está, é fraude. Não tem como escapar mais – disse o ministro.
A iniciativa visa a melhorar a qualidade das instituições e dos cursos ofertados, além de liberar informações para autoavaliação das instituições. A plataforma pretende também oferecer um banco de dados sobre os egressos. Nele, os estudantes formados poderão compartilhar sua evolução profissional pelo período de um a três anos.
O ministro anunciou também a criação do Grupo de Trabalho de Avaliação do Desempenho da Educação Superior (Gtaes), composto por 15 entidades. Criado para instituir novos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, o grupo terá entre 30 e 60 dias para apresentar os ajustes finais de todo esse processo."
Fonte: ZH - Zerohora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!