segunda-feira, 9 de maio de 2016

Inscrições para o Enem 2016 começam nesta segunda, em 9 de maio



Interessados em realizar a prova, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro, poderão se inscrever até as 23h59min do dia 20 de maio

A partir das 10h do dia 9 de maio, estarão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2016. Interessados em realizar a prova, que ocorrerá em 5 e 6 de novembro, poderão se inscrever até as 23h59min de 20 de maio. As datas foram anunciadas nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.
A taxa de inscrição subiu de R$ 65 para R$ 68 e deve ser paga até as 21h59min de 25 de maio, por uma guia de recolhimento da União (GRU). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Estudantes que concluírem o Ensino Médio no ano de 2016 e estiverem matriculados em escolas públicas, ou estudantes que se declararem carentes não pagam.
Leia mais:

Quem obteve isenção em 2015, mas não compareceu à prova, perde o direito à isenção neste ano. Mas é possível apresentar uma justificativa "de força maior" pela ausência. Ela será analisada pelo Ministério da Educação (MEC), que poderá aceitar ou negar o recurso.

As provas de ciências humanas e ciências da natureza ocorrerão em 5 de novembro, um sábado, enquanto no dia 6, domingo, a prova aplicada inclui linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Segundo o ministro da Educação, o exame foi adiado para novembro por causa das eleições, para que as provas sejam realizadas em um "clima de tranquilidade".
O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame. A expectativa do governo deste ano é chegar aos 8 milhões.
Fonte: ZH - zerohora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!