quinta-feira, 9 de junho de 2016

Conheça os benefícios do arroz integral

arroz integral, diferente do clássico arroz branco refinado, é muito mais saudável, mas é muito provável que muitas pessoas não saibam ou não estão acostumadas a ele. Estas são alguns dos benefícios  que nos oferece o arroz integral para você considerar comê-lo mais frequentemente.
  •  arroz integral tem em sua casca interna os nutrientes que o arroz branco perde quando são retirados dele.
–  Ele é rico em vitaminas do complexo B (possui 3 a 4 vezes mais vitamina B que o arroz branco), como por exemplo a vitamina B1 (tiamina), vitamina B3 (niacina) e vitamina B12 (riboflavina). Sem dúvida alguma, muito recomendado para aqueles com falta desta vitamina ou que tomam medicamentos que “roubam” a vitamina B, como por exemplo o Omeprazol.

–  Ele é um bom aliado da digestão, já que contém fibra, reduz os níveis de colesterol e ajuda a prevenir o câncer de cólon. Ele é muito recomendado para as pessoas da terceira idade.

Não tem colesterol, nem contém glúten e é recomendado para as pessoas que são alérgicas aos grãos.

Ele fornece uma maior proteção contra o diabetes, pois ele conserva sua capa onde contém magnésio e fibra solúvel, a qual oferece proteção ao corpo contra o diabetes.

Têm 6 vezes mais magnésio que o arroz branco, e o triplo e fibra.

Este arroz também proporciona glicose ao sangue, o que mantém os níveis de açúcar a um nível constante e o magnésio reduz o açúcar no sangue.

Ele é um grande aliado em dietas, já que contém poucas gorduras, muito potássio e pouco sódio, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos, e se você acompanha-lo com legumes, terás um prato muito completo e equilibrado.

Talvez, sua única desvantagem seja que seus grãos sejam mais duros, e devam ser cozidos por mais tempo. Mas se você quiser economizar gás, o melhor que pode fazer é deixar o arroz integral de molho. Algumas pessoas o lavam por pelo menos 3 vezes com água e o deixam de molho a noite toda e, no dia seguinte, o colocam na panela de pressão para cozinhá-lo mais rápido.
    -O arroz fornece bastante calorias, cerca de 350 por cada 100 gramas, e é por isso que você não deve comê-lo muito. O melhor é acompanhá-lo com outros vegetais, e a vantagem deste arroz, é que ele te dará uma sensação de saciedade.”
Deliciosa receita de arroz frito com abacaxi e legumes


1 xícara de arroz de integral
1 pimentão verde
1 ovo orgânico
1 xícara de ervilhas e cenouras
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de 
azeite de oliva
1 colher de sopa de molho de soja de boa qualidade
1 colher de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de 
açúcar mascavo
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1/4 de colher de chá de pimenta vermelha
1/4 xícara de cebolinha picada
1/3 de xícara de chá de 
castanha de caju cortada em pedaços
Rende de 2 a 3 porções

Cozinhe a xícara de arroz. A melhor coisa que você pode fazer para aumentar o arroz frito caseiro, é utilizar o arroz cozido do dia anterior. Isto ajudará a garantir que seu prato não fique empelotado. Somente cozinhe a xícara de arroz em duas xícaras de água no dia anterior que vá prepara-lo, e guarde em um recipiente hermético na geladeira.

Pique os legumes e junte as ervilhas e a cenoura. Aqueça uma panela grande em fogo alto. Adicione um pouco de azeite de oliva (você pode usar também óleo de coco, uma vez que ele é um óleo que suporta altas temperaturas sem se tornar tóxico) e refogue os legumes (2 a 3 minutos).

Coloque-os em um prato. Reduza o fogo para médio. Quebre um ovo em uma panela quente. Mexa, já que ele vai cozinha muito rápido – um minuto ou menos. Adicione-o ao prato de legumes. Reduza o fogo para médio/baixo. Adicione mais um pouco de azeite. Cozinhe o arroz no óleo durante 2 a 3 minutos.

Em uma tigela pequena coloque o molho de soja, óleo de gergelim, vinagre de arroz, açúcar mascavo, pimentas e o alho picado. Despeje a metade desta mistura sobre o arroz, mexa até que tudo se misture. Agora, misture de novo, mas agora nos legumes e ovo. Despeje o resto do cozido até que este se aqueça (3 a 4 minutos).


Fonte: Noticias Naturais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!