segunda-feira, 20 de junho de 2016

Talentos brasileiros! Nós temos!

Brasileira de 18 anos inventa pomada

cicatrizante a base de embaúba  

Da Redação da Conexão Jornalismo              

Camila Agone, estudante de 18 anos



"Quem pensa que Camila Agone, de 18 anos, é daquelas meninas riquinhas que tiveram toda a estrutura educacional que a transformaria em alguém preparado para o sucesso irá se dar mal. Nada disso. De classe média, ela estudou em escola pública lá no ABC Paulista e batalhou como boa parcela da população para conseguir sobreviver e criar expectativas para o próprio futuro. Mas eis que seu talento para a área química a transformou em alguém especial: criou uma pomada cicatrizante que vai obrigar muito cirurgião plástico a rever seus instrumentos.

Uma jovem de 18 anos que estudou e escola pública criou uma pomada cicatrizante. Há 4 anos Camila Agone estudava na escola estadual com os piores índices de Santo André, no ABC Paulista: a E.E. Jardim Riviera, na periferia da cidade.

Ela se inscreveu em uma eletiva de pré-iniciação científica e como parte das tarefas da aula eletiva, os alunos precisavam desenvolvem um projeto pessoal, com a ajuda dos professores.

Sem ideias do que fazer, Camila conta que caminhou pelas ruas do bairro onde morava, pensativa, e, sem querer, encontrou algo que chamou sua atenção: uma árvore chamada embaúba (leia abaixo sobre a planta). "Quando cheguei em casa e pesquisei sobre ela na internet, não encontrei nada a respeito, nem mesmo o mapeamento das propriedades farmacológicas da planta.

A única coisa que eu sabia era que a embaúba poderia ter função cicatrizante. Ouvi isso das pessoas mais velhas. É parte da sabedoria popular da região", disse ela.

Camila caiu de cabeça na pesquisa no laboratório da escola pública.


Com a ajuda de professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a estudante mapeou as propriedades farmacológicas da embaúba e comprovou que a planta tem potencial cicatrizante.

Antes de decidir o que faria com a embaúba, Camila tentou de tudo: fez chá, suco e encontrou a saída para o projeto numa pomada cicatrizante.

"O chá era muito ruim, o suco tinha uma aparência horrível e duvido que alguém experimentaria, então resgatei as histórias de propriedades cicatrizantes da embaúba que cresci ouvindo e decidi investir na pomada. Deu certo", resume Camila.

Depois de dois anos e meio de pesquisa e de testes, a estudante concluiu o projeto.

Prêmios
Ela
ganhou prêmios, expôs o produto que criou em diversas feiras científicas, como I Feira de Ciências do Ensino Integral e Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela USP, e teve a oportunidade de publicar seu próprio artigo científico, baseado na pesquisa que fez.

"Eu não esperava conseguir o que consegui, chegar aonde cheguei. As pessoas têm sonhos, mas, infelizmente, param de investir neles, pensam que tudo é muito difícil, que nunca irão conseguir. No começo, pensei assim, mas decidi que, se eu estabeleci um objetivo, devia ir até o fim", conta Camila.

Hoje, a jovem cientista mudou de área. Ela estuda Engenharia de Energia na Universidade Federal do ABC(UFACB).

"Pesou muito em minha escolha a ideia de ajudar a melhorar o setor de energia do Brasil. Temos uma matriz energética fraca para um país tão amplo e aproveitamos muito mal as fontes de energia renováveis, por exemplo. Quero estudar para, no futuro, poder me envolver em algo que tenha impacto na vida das pessoas. No fim das contas, é isso que vale a pena", declara a estudante.

Com informações da Galileu

Embaúba é planta medicinal de largo uso no interior

Embaúba é a designação comumente dada a várias espécies de árvores, principalmente as do gênero Cecropia, que podem chegar a alcançar 15 metros de altura e é uma das plantas pioneiras da Mata Atlântica. Seus frutos são o alimento preferido do animal preguiça, por esta razão, a embaúba também é conhecida como "árvore da preguiça"; além disso, seus frutos são atrativos a várias espécies de aves, por isso, acabam sendo dispersas rapidamente. As embaúbas são árvores leves, pouco exigentes quanto ao solo, sendo muito comuns em áreas desmatadas em recuperação. Por possuírem caule e ramos ocos, as embaúbas vivem em simbiose com formigas, especialmente as do gênero Azteca, que habitam no seu interior e que as protegem de animais herbívoros.


Embaúba  
e














Propriedades da embaúba:
Possui ação diurética;
Hipotensora;
Expectorante;
Descongestionante;
Cicatrizante;
Antiespasmódico;
Cardiotônica;
Anti-hemorrágica;
Adstringente;
Antiasmática;
Analgésica;
Antisséptica;
Hipotensora;
Vermífugo.


  1. Benefícios e indicações de uso:
  2. A embaúba é uma planta medicinal que pode ser utilizada no tratamento de casos de pressão alta, bronquite, tosse, feridas na pele, taquicardia, tuberculose, asma, coqueluche e diabetes."

Fonte: Conexão Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!