segunda-feira, 6 de junho de 2016

novo ministro da Transparência, Torquato Jardim também não tem muita esperança.

"Você está descrente com a política? Acredita que nenhuma grande operação de combate à corrupção vai mudar o sistema política? Não vê melhora a curto prazo?
O novo ministro da Transparência, Torquato Jardim também não tem muita esperança.
Em entrevista ao jornal O Diário do Povo do Piauí, ele disparou contra os problemas da política brasileira. O áudio foi obtido pelo Estadão e o HuffPost Brasil selecionou 15 declarações do atual ministro que mostram que você não está sozinho nessa. Leia:

Poder econômico e política

torquatofrase

Reeleição

Sou absolutamente contrário à reeleição. Reeleição no Brasil tem o nome de corrupção. Foi um momento triste da história do Brasil, o projeto era apenas reeleição de Fernando Henrique. Não houve maioria no Congresso e ele estendeu.

Ideologia

Ideologia é uma coisa que acabou há muito tempo. Nenhum partido é ideológico. O PT fingiu que era ideológico até que foi pego no esquema mais escandaloso do Brasil, o mensalão e a Lava Jato. Ideologia é uma coisa que acabou simbolicamente no dia 9 de novembro de 1989, quando caiu o Muro de Berlim.

Partido político

Partido político hoje é uma central de negócios. Todos têm o mesmo programa, o mesmo propósito e querem a mesma coisa. Varia o mecanismo de um e outro. Outros nem mecanismo têm.
Tem 28 partidos no Parlamento fazendo manobra para ganhar dinheiro, ganhar cargo público. Já se formou um novo centrão, com 14 partidos, 350 deputados, para fazer pressão no presidente Michel Temer e conseguir mais cargo.
O que não pode é ter 28 partidos brigando por cargo. É um vexame triste para a cidadania brasileira em que o baixo clero se reúne contra o presidente Michel Temer. E não é em nome da governabilidade, é em nome da corrupção e da safadeza.

Fim da corrupção?

torquatofrases

Lava Jato

O que mudou com o impeachment de Collor? O que mudou no Brasil depois da CPI do Orçamento, quando os sete anões foram cassados? O que mudou com o mensalão? O que vai mudar com a Lava Jato? Enquanto o mensalão estava sendo condenado, a Lava Jato estava sendo operada. Eles aconteceram ao mesmo tempo.

Esperança

Se há esperança? Não sei. O Brasil tem que ressurgir. Temos que descobrir o que é ser brasileiro. Nós somos Estado, antes de sermos uma sociedade civil. O Brasil vive da ração, não vive da razão.
torquatofrases
O Brasil tem que sair da ração para chegar a razão. O Brasil tem que sair da senzala para chegar a Casa Grande. Quando isso acontecer, se muda a história.

Voto obrigatório

Por que o voto tem que ser obrigatório? Você cria um partido político com motivação. Havendo uma agenda nacional séria, responsável, motivadora, o eleitorado vai.

Mecanismos de controle

A população não se engaja nisso (no controle). Conluio entre candidatos faz parte da história da campanha municipal. 90% dos municípios ficam soltos, sem fiscalização.

Mudanças no sistema eleitoral

Difícil imaginar que o crime organizado ficará fora das eleições. É claro que em teoria (as mudanças) têm o efeito de reduzir os abusos no poder econômico e a corrupção.

Brasil

torquatofrases
Quem é ele?
Torquato é o segundo ministro da Transparência do governo Temer. Ele tomou posse na quinta-feira (2), após a demissão de Fabiano Silveira, que foi flagrado em gravação feita pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. No áudio, ele aconselha o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a lidar com a Lava Jato."
Fonte: HuffPost Brasil   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!