sexta-feira, 10 de junho de 2016

Entrevista especial com Dilma Rousseff para TV Brasil (íntegra)



Dilma quer plebiscito sobre Diretas: vídeo com a íntegra da entrevista na TV Brasil

Da Redação

A presidenta Dilma Rousseff defende a consulta popular para que decida sobre o que será do país a partir de um eventual retorno ao poder após votação no Senado Federal. 

A declaração, surpreendente, foi feita durante entrevista ao jornalista Luís Nassif na TV Brasil que foi levada ao ar na noite desta quinta-feira (9). Gravada no sábado (4), ela só foi exibida após acordo com a TV Minas - o governo interino de Temer não aceitou sua divulgação nos canais da EBC. A aceitação da consulta popular abre espaço para que se decida por Eleições Diretas ainda este ano - conforme defendem alguns senadores dispostos a votar contra o impeachment.

Com semblante duro, embora com expressão mais leve do que no auge da crise, Dilma chegou a sorrir em alguns momentos da entrevista. Ao longo de uma hora e quatro minutos explicou as razões da crise econômica que atingiu o país. Para ela, o Brasil foi atingido pela instabilidade gerada pela crise internacional. Na avaliação de Dilma, a crise política pegou carona na crise econômica por conta do desemprego.

Na segunda metade da entrevista as críticas ao atual mandatário interino, Michel Temer, foram mais acirradas. Falou sobre a ilegitimidade do governo especialmente para realizar as mudanças em curso. 

- A legislação brasileira certamente será revista. Não pode chegar um governo interino e alterar todo o panorama do país - disse.

Ela criticou também a política internacional onde o novo chanceler, José Serra, xinga seus críticos e fecha embaixadas. Para ela, isso chega a ser irracional.

A última e mais severa crítica ela guardou para Fernando Henrique Cardoso:
- Não pode um ex-presidente criticar o governo de um sucessor. É como nos EUA. Clinton não critica Bush que não critica Obama. Há um respeito. Aqui FHC chegou a defender o impeachment.

Plebiscito
A defesa de Dilma de uma consulta popular aproxima seu discurso ao de parte de senadores que tem se manifestado nestes sentido. Com isso é possível que se consiga barrar o governo ilegítimo de Temer. Na base, a militância do PT tem dito que uma nova eleição, conforme propõem estes senadores, seria uma espécie de golpe dentro do golpe. Mas há também um entendimento comum: Dilma não conseguiria governar com este Congresso adverso tomado, na sua maioria, pela oposição e pelo fisiologismo político garantido por Eduardo Cunha. Desta maneira a opção pelo plebiscito ganha força.

Para a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Dilma, vista na TV Brasil, lhe passou a imagem de uma mulher que está bem, altiva e serena, embora tenha sido vítima de um golpe. Jandira lembrou que vem sendo atacada, diuturnamente, pela TV Globo, que tenta relacionar seu mandato com Sérgio Machado. A partir de uma nota de Lauro Jardim, no Globo, uma sucessão de ataques vieram no Grupo Globo.”


Fonte: Conexão Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!