domingo, 17 de março de 2019

Marielle, presente! Todas Somos Marielle! Também em Poços de Caldas, MG

Embaixo da mesa diretora da "Casa do Povo", na câmara municipal de Poços de Caldas foram colocadas os textos de Marielle, com flores.

Por Ana Lúcia Dias

Na noite de 14 de março de 2019, fez um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco do Rio de Janeiro. Um crime que ainda não foi solucionado por completo. Em 13 de março de 2019, parece que encontraram quem matou Marielle, o sargento reformado da PM, Ronnie Lessa foi quem atirou e seu comparsa, o ex-pm, Élcio Queiroz  que dirigia o carro,  que perseguiu o carro conduzido pelo motorista da vereadora, que também foi morto, o Anderson Gomes. Não foi tentativa de assalto, foi um crime político. Em um ano, as autoridades ainda não têm solução!

Marielle Franco foi assassinada com quatro tiros, mas ainda não foi encontrado o mandante do crime. O mundo quer saber! O assassinato de Marielle se tornou manchete nos principais jornais do mundo, a Anistia Internacional também quer saber e cobra solução e rapidez na apuração desse crime. Como todo o país, quem mandou matar Marielle? Uma incógnita depois de um ano do assassinato. 

Por isso no Brasil inteiro, na noite de completados um ano de sua morte foram feitas homenagens à Marielle Franco, uma vereadora negra, feminista, lésbica, de origem humilde, mas que ainda cursava na PUC-Rio, o curso de Ciências Socias. Uma mulher que foi eleita pelo PSOL, ela obteve a quinta maior votação na cidade – 46 mil votos, a maior parte deles oriundos da Zona Sul, por seu trabalho junto às comunidades do Rio de Janeiro, inclusive a sua, a “complexo da Maré”, onde residia. Com várias frases e textos de efeito, que mexem com a emoção de quem é humano principalmente que pensa nos direitos humanos. E as mulheres em especial. Foram registrados 330 mil feminicídios no país, só no primeiro semestre de 2019. Virou moda!


Esse ato político e artístico em homenagem à Marielle Franco foi realizado na “Casa do Povo”, na câmara municipal de Poços de Caldas, MG pelo “Coletivo de Mulheres pela Democracia”, que é formado por 74 mulheres em Poços de Caldas. Organizaram e participaram desse ato político e artístico as mulheres do Coletivo: Larissa, Edna, Greice, Stephanie, Isabela Rossi; Adeline, Ju Gandra, Caca, Ciça, Cacau, Gisele, Valéria Brito; Letícia, Marcela, Jéssica Gonçalves, Melina; Ingrid, Thaís, Karol, Pollyana, Eliza, Nathália, Isa Alves, Fátima; Renata, Maria Araujo, Marcielli, Kathelyn, Marina, Mariza e Patrícia.

Agradecemos a todas elas do "Coletivo Mulheres pela Democracia" pelo ato público, político e artístico tão bem organizado, dando voz à todas as Marielles que existem em nós. E também dando voz aos homens que pronunciaram:  Marielle, Presente!

 Na Casa do Povo, Câmara Municipal de Poços de Caldas, MG público que veio participar do ato político e artistico cobrando das autoridades a solução para o crime político cometido contra  a vereadora do RJ, Marielle Franco. 

Como foi o ato político feminista na sua essencia: no fundo, a música “Maria, Maria” de Milton Nascimento, na voz inesquecível de Elis Regina. E foi chegando gente e  mais gente, mulheres na sua maioria, mas homens que sabem da importância das mulheres na vida deles também, porque sem elas, eles também não existiriam. E são solidários à luta. Parabéns homens conscientes. Que em nosso país, os homens continuem sendo gentis e amáveis.

Na abertura do ato político foi a vez das mulheres falarem. Algumas escreveram poemas, poesias, contemplando a presença das mulheres nos espaços públicos e o que representa este crime político para todas mulheres, que assinam embaixo a luta da Marielle, quer dizer, a luta da Marielle é nossa também, se quisermos um país mais justo e com democracia de verdade.  Todas e todos pela Democracia!  



"TODAS SOMOS MARIELLE"

"A abertura do ato político em homenagem à Marielle Franco contará com a intervenção cultural programada pela artista - *Évila Dos Anjos*. 

Todas as falas feitas por mulheres reforçando nossa presença e a ocupação dos espaços públicos.  

Os temas abordados e suas respectivas representantes: 

Marielle Franco nos direitos humanos - Cacá D'Arcadia e Polyanna

Marielle e a questão da visibilidade lésbica - Marília Rossi e Milena

A importância da pauta da negritude em Marielle - nome: Katlylin Gomes Eleutério 

A mulher na política e Marielle como forte representante - *Edna Leite Ramos*.


No final da homenagem foi projetado um vídeo com Marielle Franco e contou ainda com as poéticas e resistentes palavras de Stefanie Rodrigues e Victória Silveira." 

Por fim um vídeo com alguns dos momentos deste evento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!