domingo, 10 de novembro de 2019

Evo Morales renuncia a presidência da Bolívia


Fonte\: whatsapp

"Grupos oligárquicos conspiram contra a democracia. 

Não é inédito, mas temos a obrigação de buscar a paz", 

afirmou o mandatário


Por Vanessa da Silva /  Diálogos do Sul

"Em pronunciamento feito na tarde deste domingo (10), o presidente Evo Morales renunciou ao cargo de presidente da Bolívia.
O vice-presidente do país, Álvaro García Linera, também apresentou sua renúncia, após apresentar os indicadores econômicos do país e os resultados exitosos da gestão do Movimento ao Socialismo (MAS).
Evo diz que renuncia para que seus companheiros de partidos deixem de ser perseguidos e ameaçados. Diz lamentar o golpe cívico que atenta contra a paz social do país.

A luta não termina aqui. Os humildes vamos continuar com essa luta por igualdade, por paz. Neste momento, é nossa obrigação como presidente indígena buscar a pacificação.”
ex-presidente da Bolívia, Evo Morales


Ministério da Presidência

Evo Morales governou a Bolívia de 2006 até 10 de novembro de 2019

Em recado à oposição do país, Evo disse: "espero que [Carlos] Meza e [Luis Fernando] Camacho recebam minha mensagem e deixem de prejudicar as pessoas humildes e pobres, deixem de utilizar o povo para prejudicá-lo".


Peço, com respeito aos bolivianos, que saibam como grupos oligárquicos conspiram contra a democracia. Não é inédito, mas temos a obrigação de buscar a paz. Nos dói que esses senhores, que perderam, levem [o país] à violência. Por isso estou enviando minha carta de renúncia."

Entenda:

Evo , venceu, no primeiro turno, as eleições realizadas em 24 de outubro no país, tal como indicam os dados do Tribunal Supremo de Justiça.  Ele obteve 47,08% dos votos, diante dos 36,51% de Carlos Meza. Pela lei boliviana, para ganhar no primeiro turno é necessário ter 10% de diferença sobre o segundo candidato ou 50% mais um. 
Na manhã deste domingo (10), o ex-mandatário aceitou renunciar à sua vitória para tentar encerrar os atos extremamente violentos que estão sendo realizados pela oposição no país.
Assim, convocou novas eleições no país. A oposição, no entanto, não aceitou o chamado, e seguiu insistindo em sua re´núncia. 
Diante do cenário de instabilidade nacional, com bloqueios de estradas, agressões físicas a dirigentes do oficialista Movimento ao Socialismo (MAS) e a destruição de estabelecimentos vinculados a movimentos sociais e políticos que apoiam o governo, Evo decidiu atender à oposição e renunciou.
Ao longo dos dias foram muitos os relatos de violências, com casas de diversos líderes sociais, como a própria irmã do presidente, queimadas. Pessoas foram perseguidas, humilhadas e agredidas pela oposição liderada por Camacho, como foi o caso da prefeita Patricia Arce, do município de Vinto, na região de Cochabamba, na Bolívia, que foi sequestrada e agredida durante quatro horas por um grupo oposicionista de direita."
Fonte: DS – Diálogos do Sul   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!