segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Notícias Locais: 20 de novembro, dia da Consciência Negra

Cenas do Filme Keteke


IMS Poços – Instituto Moreira Sales – Poços de Caldas apresenta: a partir de quarta-feira até domingo


Exibição da cinematografia africana contemporânea que recebeu prêmios importantes



1- Supa Modo
Likarion Wainaina | Quênia, Alemanha | 2018, 74'



20/11, quarta, 19h30
Jo, uma garota de nove anos que tem uma doença terminal, sai do hospital para viver seus últimos dias em casa com a mãe e a irmã. Seu único conforto nesse momento difícil é sonhar em ser uma superheroína. A família de Jo e a comunidade local tentam tornar seu sonho possível.
2 - Keteke
Peter Sedufia | Gana | 2017, 98', cor
21/11, quinta, 19h30
O filme conta uma história focada no sistema de serviço ferroviário dos anos 1980 no Gana. Um casal, Boi e Atswei, que vivem em Puna, está empenhado em dar à luz seu primeiro bebê em Akete, sua cidade natal. Muito perto do parto, o casal perde o trem, único meio de transporte da periferia para a cidade. Na pressa de chegar lá, eles agravam sua situação com uma decisão errada e se encontram no meio do nada. Agora, o casal chegará a tempo para o parto ou corre o risco de perder o bebê e a mãe?
3-O Africano que queria voar
The African Who Wanted to Fly
Samantha Biffot | Gabão, França, Bélgica, China | 2016, 70min, cor

22/11, sexta, 19h30
Gabão, 1979. Luc, um menino de nove anos, vê um filme de Kung Fu pela primeira vez e tem uma revelação: chineses sabem voar. Ele fica obcecado em aprender a voar também. Depois de 31 anos vivendo na China, dominando as artes marciais e atuando em filmes de Kung Fu, ele alcança seu sonho.
4- Bakosó: O Afrobeats de Cuba + Nora
23/11, sábado, 14h30
Bakosó: AfroBeats de Cuba
Eli Jacobs-Fantauzzi |Cuba | 2019, 48min, cor, DCP
O filme segue o DJ Jigüe até sua cidade natal, Santiago de Cuba, para encontrar inspiração em novos sons. Ele acredita que o Afrobeats ajudou a criar um novo gênero, o Bakosó, um belo intercâmbio sonoro e cultural entre Cuba e África.
Nora
Alla Kovgan e David Hinton | Moçambique, Estados Unidos, Reino Unido | 2008, 35min, cor
Nora” é baseado nas memórias de infância da dançarina autoexilada Nora Chipaumire, que nasceu no Zimbábue em 1965. Usando performance e dança, ela conta sua história em um poema de som e imagens que se movem rapidamente. A trilha original foi composta pela lenda zimbabuana Thomas Mapfumo.

5- Kasala
Kasala!
Ema Edosio | Nigéria | 2018, 90', cor


23/11, sábado, 16h
Um jovem de um subúrbio de Lagos leva o carro de seu tio para se divertir com os amigos. As coisas se complicam quando eles têm um acidente e apenas cinco horas para coletar dinheiro e consertar o dano antes que seu tio retorne. Uma comédia em ritmo acelerado que, segundo a própria diretora, é um reflexo de sua vida na Nigéria.
No domingo quatro sessões:
6-Koka, o Açougueiro + Irmandade

24/11, domingo, 14h
Koka, O Açougueiro
Koka - The Butcher
Bence Máté | Alemanha, Egito | 2018, 38', cor
O documentário acompanha a vida de Koka, um respeitado treinador de pombos que mora na conservadora Cidade do Lixo, em Cairo (Egito). Enquanto uma importante corrida de pombos se aproxima, o jovem de 30 anos enfrenta a pressão social para abandonar sua paixão pelos pombos e construir uma família. Uma corrida contra o tempo começa no peculiar mundo onde os pombos são a principal fonte de honra e orgulho. Pela primeira vez, as lendárias corridas de pombos do Cairo são registradas em filme.
Irmandade
Brotherhood
Meryam Joobeur | Canadá, Tunísia, Catar, Suécia | 2018, 25', cor
Mohamed é um rígido pastor que vive na zona rural da Tunísia com sua esposa e dois filhos. Mohamed fica profundamente abalado quando seu filho mais velho, Malik, retorna para casa após uma longa viagem com uma misteriosa nova esposa. A tensão entre pai e filho aumenta ao longo de três dias até atingir o limite.
7-Aya
Yopougon, Marguerite Abouet e Clément Oubrerie | França, Costa do Marfim | 2012, 87', cor


24/11, domingo, 15h30
Aya é uma jovem que quer estudar medicina. Mora em Yopougon, uma comunidade pobre perto de Abidjan, a cidade mais rica da Costa do Marfim. Ela e suas amigas gostam de se divertir e dançar. Sonham com amores e com muita riqueza. Como em muitos lugares pequenos, em Yopougon as notícias correm rapidamente, às vezes, gerando conflitos. O desenho reproduz preciosamente a geografia, os costumes e a vida local. Revela aspectos das relações sociais e familiares de um povo que influenciou em muito a cultura brasileira. Baseado nas histórias em quadrinhos dos mesmos autores do filme.
8-Wallay
Berni Goldblat | França, Burkina Faso, Qatar | 2017, 84’, cor


24/11, domingo, 17h
Ady, um menino de 13 anos, não escuta mais seu pai, que o cria sozinho no sul da França. O pai decide, então, confiar Ady ao seu tio Amadou no período de férias de verão, em uma região rural de Burkina Faso, seu país de origem. Lá, aos 13 anos de idade, ele deve-se tornar um homem, mas convencido de que está só de férias, Ady entende as coisas de maneira diferente.
Entrada franca, por ordem de chegada. Evento sujeito à lotação.


Local: IMS – Instituto Moreira Salles
Onde: Rua Teresópolis, 90 - Poços de Caldas, (Perto do Clube Caldense)

Quando
      De 20 a 24 de novembro de 2019         

Fonte: IMS - Instituto Moreira Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!