sábado, 2 de novembro de 2019

Cultura local: a peça que faltava. "Que R(E)volução é essa?"


 Por Ana Lúcia Dias

Ao entrar no Teatro da Urca, na noite de sexta-feira, 25 último, já deu para sentir o clima, com a música “Cálice” de Chico e Gil, cantada por Chico Buarque e Milton Nascimento.


O grupo de teatro do Instituto Federal Campus Poços, o IFOCO apresentou “Que R(E)volução é essa?”, de autoria e direção de Évila dos Anjos, que também atuou.
Uma peça de teatro bem atual, que mostra o contexto no qual estamos inseridos: a violência contra os estudantes, negros e mulheres na questão dos feminicídios (que o assassinato de mulheres por simples fato de ser mulher) em larga escala, a matança dos mais desprotegidos, as crianças principalmente com o porte de armas liberado pelo governo federal. O contingenciamento na Educação, em especial nos Institutos Federais e Universidades Públicas.
A censura à liberdade de expressão e à imprensa que é a única que pode informar ao cidadão, seus direitos, que devem ser sabidos e mantidos. Afinal está escrito na Carta Magna do país – A Constituição federal de 1988.
E ainda um dos filhos do presidente diz "que se houver radicalização da Esquerda, (em tom de ameaça), que se pode ter novo AI-5". Ele não sabe o que é democracia, nem pluralidade e debate de ideias, que é comum nas democracias.
"O espetáculo (R)Evolução surgiu por conta de todo contexto histórico que estamos vivenciando. A dramaturgia é uma junção de poemas escritos por poetas que vivenciam diariamente estas opressões mostradas no espetáculo. Fiz a pesquisa com muita cautela, para que brindássemos de alguma maneira vozes àqueles que não têm sido ouvidos. Na verdade, foi um grito coletivo, onde de alguma maneira direcionei o grupo para que juntos pudessem extravasar nossas inquietações, buscando esse misto de sensações e emoções, perante todo esse sistema que estamos nos deparando.
O trabalho que desenvolvi enquanto diretora foi buscar mecanismos que possibilitassem esse sentir, que vai além das técnicas teatrais, mas claro, sem descartar a preparação, por isso utilizei técnicas do Teatro do oprimido, que é uma metodologia desenvolvida por Augusto Boal, onde aguça as potencialidades de cada um e depois organizando em coletivo.
O texto foi montado exclusivamente para a apresentação do 30º FET – Festival Estudantil de Teatro –,  depois da pesquisa feita, fui criando e potencializando as cenas, tendo o resultado esperado.

A contribuição dos alunos foi fundamental, onde puderam mergulhar em um rio de emoções que transbordaram no palco.” explica a autora e diretora da peça, Évila dos Anjos.
Equipe técnica:                     
Elenco na Coxia
Direção/ Criação: Évila dos Anjos:
Operador iluminação: Gilbão Leeu
Participação especial – Atuação: Leidy Nara
Elenco: Josi Carvalho, Ana Paula Ferreira, Danielle Vilas, Guilherme Abrão, Larissa Egídio, Lívia Melo, Will Moreira
Veja algumas cenas em destaque:

Entrevista com a diretora do espetáculo, Évila dos Anjos e com o Coordenador de Projetos da Secretaria de Educação de Poços de Caldas, Mario Augusto Marques


Elenco de "Que R(E)volução é essa?" no Palco


Um comentário:

Sua opinião é sempre bem-vinda!