quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Reportagem local: Audiência Pública sobre a Educação cívico-militar no município

Composição da Mesa na Audiência Pública sobre Educação em Poços de Caldas.


Por Ana Lucia Dias

Na véspera do feriado nacional da Proclamação da República, na tarde de 14 de novembro, na câmara municipal de Poços de Caldas houve a audiência pública sobre a Educação: escolas cívico-militares ou não nesta cidade.
  
Como disse o vereador Paulo Tadeu (PT) – “pouco atrasada essa audiência pública, visto que resultado, dos municípios que terão  as escolas cívico-militar, está previsto para dia 15 –. E o prefeito, Sérgio de Azevedo (PSDB), já protocolou o pedido de escolas municipais cívico-militares na cidade, sem antes consultar aos cidadãos, pais e a comunidade escolar em especial." 



A câmara municipal estava com muita gente, preocupada com os rumos que podem ser tomados na Educação Municipal de Poços de Caldas. 


A vereadora Maria Cecília, a Ciça (PT) compartilha opinião semelhante ao do vereador Paulo Tadeu, colocando a situação atual da Educação em Poços de Caldas e no Brasil.

"Se São Paulo, o maior estado em termos de população do Brasil não aderiu a escola cívico-militar". Muito pelo contrário, além de ser um dos primeiros estados a cumprir com o Piso Nacional  dos professores, em 2008, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) ainda aumentou o investimento nos professores: os novatos cumprindo 40 horas semanais receberão 2.500 reais e os concursados e mais antigos na carreira pelas mesmas 40 horas semanais receberão 5.000 reais. 


Quanto mais estudados esses profissionais mais ganharão, com por exemplo, pós graduação, mestrado e doutorado. 

Educação não é custo é investimento. Assim pensam os grandes gestores.



Este professor, da rede pública estadual, estava em dúvida. Ele teve a melhor atitude que um cidadão pode ter, foi ouvir os dois lados, embora seja em princípio seja contra as escolas cívico-militares. 

A nova secretária de Educação de Poços de Caldas, a Maria Helena Braga, (que já foi secretária da educação de 1993 a 1996 e 2009 a 2012) integrou a mesa, junto com os demais. Na sessão ex-secretaria de Educação, a Flávia Vivaldi, que estava na plateia. Ela que pediu para ser exonerada por discordar do prefeito, Sergio de Azevedo, quanto a impor uma educação cívico-militar ao município de Poços de Caldas. Ela também teve direito à palavra e elogiou a ex-atual secretaria de Educação do município, Maria Helena.






"Escolas cívico-militares não se sustentam", diz especialista


Outro motivo que Poços de Caldas não se encaixa no modelo:

1- Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: Poços de Caldas têm acima da média comparando com outros municípios mineiros.


2- IDH - Índice de Desenvolvimento Humano este, Poços de Caldas supera muitos municípios no país.



Weintraub explica o cruzamento dos Estados e Municípios na adesão deste tipo de Educação



Acompanhe os momentos mais importantes da Audiência Pública sobre a Educação em Poços de Caldas. A pergunta é  a seguinte: Poços de Caldas Será que precisamos mesmo de uma escola cívico-militar?


   Vereador Pedro Magalhães proponente de Escolas cívico-militares em Poços de Caldas, MG




Prof de Geografia e coordenador do EDUCAFRO, Tiago B. Mafra

  
Vereador Paulo Tadeu 
   
Ex-secratária da Educação de Poços de Caldas, Flávia Vivaldi 

Fonte: vídeos  com tarja em azul gentilmente cedidos pela câmara municipal de Poços de Caldas, MG



"A fé  não costuma Falhar"


Resultado das implantações das Escolas cívico-militares no Estado de Minas Gerais:  governo federal acabou de anunciar, em 21 de novembro de 2019. 

Nestas três cidades, sendo uma delas a capital do Estado serão implantadas as escolas cívico-militares. Vamos ver como é que vão se sair estas três Escolas cívico-militar.

– Belo Horizonte;
– Ibirité;
– Barbacena.

Fonte: vereadora de Poços de Caldas, Maria Cecilia Opinari PT, a Ciça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!