domingo, 10 de novembro de 2019

Encontros sobre "Estudos Feministas", em Poços de Caldas

Mulheres que participaram do Primeiro Encontro sobre "Estudos Feministas", este rapazinho que aparece na foto é o JP, que veio junto com a mãe (na porta do Museu Histórico em Poços de Caldas).
Por Ana Lucia Dias


Essas mulheres acima na foto participaram do primeiro encontro no "Museu Histórico de Poços de Caldas", do conceito teórico por meio de capítulos do "Pensamento Feminista: conceitos fundamentais", org. Heloísa Buarque de Holanda, onde várias pesquisadoras, falam sobre o feminismo, em diversas especificidades. A teoria e prática caminham juntas.

Os capítulos foram divididos em cinco, um para cada mulher do “Coletivo Mulheres Pela Democracia”, elas fazem uma mediação nos textos. São mulheres que além de ter uma significativa participação no movimento feminista de Poços de Caldas leram e estudaram sobre o assunto. 

A proposta do "Estudo Feminista" é do “Coletivo de Mulheres Pela Democracia”, de Poços de Caldas, que é um Coletivo de vários grupos feministas existentes em Poços de Caldas, que acabou por se reunir no "Ele Não", uma manifestação em todo o país, que foi um alerta contra o Bolsonaro, atual presidente.   


Na primeira tarde, estiveram presentes cerca de 12 mulheres de diversas idades, desde de 17 aos quase 60 anos. Mulheres interessadas em conhecer sob outra ótica a teoria do universo feminista. 

As mulheres presentes se dividiram em grupos de duas ou no máximo três mulheres, para colocar suas ideias a respeito de cada assunto. 

Ana Paula Ferreira fez a mediação no primeiro encontro na tarde de 26/10 –Estudos Feministas: "Feminismo, Capitalismo, que mudou para abordagem para Neoliberalismo, que a situação mais atual (abordagem da pesquisadora é de 2009) e Astúcia da História”.  
Momentos principais sobre a reflexão:


Ana Paula Ferreira, ela é graduada em Pedagogia, pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais e Mestra em Educação pela UNIFAL– Universidade Federal de Alfenas, campus Poços de Caldas. E integra o “Coletivo de Mulheres Pela Democracia” de Poços de Caldas, MG 

   OGM entrevista Ana Paula Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!