“No sábado, 18 de julho, um ato pelos direitos das mulheres foi realizado em Sobradinho de Minas, distrito de São Tomé das Letras, sul de Minas. O movimento Mulheres Unidas organizou e coordenou a manifestação, que foi pacífica e pediu, em especial, o direito à escolha da mulher sobre o que fazer com o próprio corpo e, também, o de ir e vir com segurança
A motivação foi uma situação de violência acontecida na região, que trouxe indignação e uniu as mulheres em uma corrente de proteção mútua. Com cartazes que pediram paz, igualdade e respeito, um número expressivo de mulheres - e também de homens que apoiam o movimento - cantaram pela liberdade. Ao fim da passeata, a leitura de uma carta às mulheres transmitiu a mensagem da mobilização: *é preciso saber que nós, mulheres, estamos juntas por justiça e não vamos admitir que qualquer violência fique impune.
Para proteção dos participantes, o evento observou as orientações sanitárias, como a distância mínima entre as pessoas marcada com barbantes, o uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool gel. A ação chamou atenção dos demais moradores do distrito e, segundo as participantes, marca o início de uma mobilização maior, que terá continuidade online.
Nas páginas do movimento Mulheres Unidas de Sobradinho de Minas (no Facebook e Instagram), haverá lives e rodas de conversa com o propósito de conscientizar e engajar as mulheres, ampliar a autoestima e o autocuidado, ao oferecer ferramentas para a prevenção e a superação de situações de vulnerabilidade.”
Para integrar o grupo, basta entrar em contato pelos canais @mulheresunidas.sobradinho no Instagram e Facebook.com/MoivmentoMulheresUnidasDoSobradinho.
Fonte: movimento mulheres unidas de Sobradinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!