sexta-feira, 24 de julho de 2020

Em 25 de Julho - Dia da Mulher Negra - Live: "Prosa Preta"

     Evento online discute a situação da mulher negra na sociedade

No próximo sábado, dia 25 de julho, das 16h às 17h. o Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei vai realizar a 2º edição do evento online Prosa Preta com o tema “Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela”.

Esta live tem objetivo de dialogar sobre as vivências das mulheres negras e pautar o dia 25 de julho, às participantes vão contribuir com percepções múltiplas sobre o tema por meio das suas experiências de vida. A ideia principal do bate papo é aproximar a pauta sobre o tema para nossa realidade local e promover a conscientização sobre a importância deste debate para superar os grandes desafios relacionados a gênero e raça.

O evento acontece ao vivo, a partir das 16h, pelo canal do youtube do Chico Rei e contará com a presença Maria Matos (educadora física e contramestre de capoeira) e Teici Freitas (licenciada em história e angoleira).

O dia 25 de julho foi reconhecido como Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, por ocasião do 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado em Santo Domingo (República Dominicana), em 1992.

No Brasil, apenas em 2014, a data também foi estabelecida pela Lei nº 12.987/2014 e reconhecida como Dia Nacional de Tereza de Benguela, símbolo de resistência e representatividade da mulher negra e indígena no país, reforçando a importância em celebrar as conquistas e denunciar as violências, principalmente agora em razão da falta de cuidado do governo federal com os povos indígenas. Esta é a 2º edição do Prosa Preta e novas edições mensais estão sendo organizadas.

O Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei realiza a 2º Edição do Prosa Preta em homenagem ao dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela”

Para Thais Costa, diretora do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei “o evento é uma oportunidade de dialogar sobre como ser mulher negra, principalmente no Brasil, é um grande desafio e entender como uma sociedade racista e machista faz com que a mulher negra seja o grande foco das desigualdades, tanto sociais como econômicas.” Ainda segundo ela, “nós precisamos pautar constantemente figuras históricas como Tereza de Benguela, para que nossa luta seja reverenciada e não invisibilizada!"

O evento é realizado pelo Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei, que atua em Poços de Caldas desde 1963, e contará com a mediação da psicologa Stefany Mathias.

Serviço:

Evento Prosa Preta: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela

Data: 25 de julho (sábado)

Horário: Das 16h às 17h

Local: Transmissão ao vivo pelo Youtube no Centro Afro Brasileiro Chico Rei  ou pelo facebook:

Fonte: whatsapp   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!