sábado, 9 de julho de 2016

Alunos do ensino médio de Manaus criam prancha ecológica com garrafas PET

 Por Bianca Paiva
Estudantes do ensino médio de escolas públicas de Manaus criaram pranchas SUP (Stand UP Paddle) com garrafas PET e outros produtos recicláveis, como Cds e canos de PVC. Os praticantes da modalidade esportiva, que lembra o surf, ficam em pé na prancha e remam em mares e rios.

Os cientistas juniores, como são chamados, deram uma destinação sustentável a esse material que é considerado lixo e geralmente descartado de forma inadequada no meio ambiente. 

O trabalho faz parte de dois projetos desenvolvidos na Escola Estadual Senador Petrônio Portella: o Pró Engenharias, Programa Estratégico de Indução à formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas e o RH-TI, Programa Estratégico de Indução à Formação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O professor de Química Obenésio Aguiar idealizou a prancha ecológica juntos aos alunos. Ele explica que a ideia era desenvolver o projeto integrando as disciplinas de matemática, física e química com foco na sustentabilidade.

De acordo com o professor Obenésio, a expectativa é que o experimento com pranchas ecológicas não fique restrito ao âmbito escolar. Ele informou que a ideia é criar um projeto com o apoio do governo, no aluguel das pranchas ecológicas como maneira de gerar renda para os estudantes.”

Fonte: Agência Brasil, em Manaus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!