segunda-feira, 11 de julho de 2016

Waldir Maranhão marca eleição do presidente da Câmara dos deputados para quarta-feira

Acordo foi firmado após reunião de líderes partidários no domingo (10).

São até então cerca de 10 candidatos ao cargo de presidente da Câmara dos deputados em Brasília, no lugar de Eduardo Cunha que renunciou depois de tantas manobras. Pode ser que haja dois turnos nas eleições do presidente da Câmara dos deputados, em Brasília.

Waldir Maranhão (PP-MA), o vice-presidente da Câmara dos deputados em Brasília, vice de Eduardo Cunha tinha marcado para quinta-feira o pleito, mas devido as pressões dos líderes partidários que queriam que as eleições fossem na terça-feira (12). Ele teve que antecipar para quarta-feira (13).

Regras
Os votos serão secretos, a maioria dos deputados deve estar presente, ou seja, pelo menos 257 dos 512 parlamentares (Cunha está afastado). Para que não haja o segundo turno é necessário obter maioria absoluta dos votos, ou seja, 129 parlamentares. Caso isso não aconteça, os candidatos mais votados irão para o segundo turno. Se houver empate, vence o mais velho na legislatura, ou seja, quem tiver mais anos de casa.

A inscrição dos candidatos poderá ser feita até às 12h de quarta-feira. Cada candidato terá até 10 minutos de discurso aos eleitores. A sessão fica aberta até que os deputados definam quem será o novo presidente da Câmara.

Por que há tanto interesse em ser o presidente da Câmara dos deputados em Brasília? “O posto também garante regalias exclusivas, como o direito a usar a residência oficial da Câmara, mansão com piscina localizada às margens do Lago Paranoá, em uma das áreas mais valorizadas de Brasília. Na casa, são mantidos, com custos pagos pela Câmara, duas arrumadeiras, dois auxiliares de cozinha, três cozinheiros, um chefe de cozinha, oito vigilantes, quatro motoristas e seguranças do Departamento de Polícia Legislativa. 

A Câmara assume ainda despesas como tarifas de energia, água e telefone, e o salário de administradores e funcionários que auxiliam na manutenção da residência oficial. Quem vier a substituir Eduardo Cunha terá outras regalias, como direito de usar carro oficial e segurança particular.”

Quem for presidente da Câmara dos deputados terá a chance de substituir o presidente em exercício, Michel Temer no caso de viagens ao exterior, já que não se tem o vice-presidente.


A maioria das candidaturas apoiam o governo Temer. O que é essencial para a governabilidade do país. Temer sabe disso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!