quarta-feira, 27 de julho de 2016

Trabalho noturno causa problemas ao sono e à saúde

"Além disto, os hormônios melatonina e cortisol, bem como as citocinas inflamatórias salivares, sofrem uma desregulação em sua produção, o que pode ser um indicador para diversas doenças, incluindo o câncer.
Segundo a pesquisadora Érica Lui Reinhardt, da Faculdade de Saúde Pública da USP, para diminuir estes problemas, as empresas deveriam implantar turnos alternantes, já que o trabalho noturno é necessário a alguns setores profissionais.
Um exemplo seria a pessoa trabalhar dois dias de manhã, dois dias de tarde e dois dias de noite, depois ter dois dias de folga.
Melatonina e cortisol
Devido à exposição à luz durante a noite, o organismo dos trabalhadores noturnos secreta menos o hormônio melatonina, que participa do controle dos ritmos biológicos, incluindo o que regula o sono.
Ou seja, a mudança na quantidade de melatonina no organismo também altera o relógio biológico, pelo qual o corpo diz a hora de dormir.
Quanto mais escuro e calmo um ambiente, mais melatonina tende a ser secretada e com mais sono a pessoa fica.
"O trabalhador poderia dormir 7, 8 horas, mas ele acaba acordando antes porque o organismo dele diz 'não é para você estar dormindo'. Então ele dorme menos. A qualidade deste sono provavelmente também é pior," explica a pesquisadora.
A secreção de cortisol nesses trabalhadores, por sua vez, perdeu seu ritmo natural. Este hormônio prepara para situações de estresse, podendo prejudicar esta função.
Além disto, melatonina e cortisol ajudam no controle das respostas aos agentes que invadem o corpo, como microrganismos, com destaque para o papel do cortisol.
Defesas imunológicas
Outra informação revelada pela pesquisa é que os horários de produção de citocinas salivares durante o dia também se alteraram, o que talvez possa, a longo prazo, acarretar prejuízos aos processos imunológicos.
Mesmo não tendo como foco as doenças ocasionadas quando estas alterações ocorrem, a pesquisadora explica que a mudança no ciclo da melatonina "tem sido relacionada com surgimento do câncer de mama em mulheres e de próstata em homens"." 

Falta de sono tranquilo gera alterações dramáticas no corpo

Fonte: Diario da Saúde

2 comentários:

  1. Olá amigos eu estou usando Melatonina já faz 4 anos e estou tendo ótimos benefícios pois tenho uma noite de sono muito boa.

    Acordo bem descansada, isso que durmo apenas 6 horas por noite.

    A única dificuldade é para conseguir comprar a Melatonina precisa de Receita Médica, eu estou conseguindo comprar Melatonina sem Receita Médica nessa loja virtual:

    ciadosuplemento.com

    Eles enviam para qualquer Cidade o Brasil pelos Correios.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Melatonina". Agradecemos a visita. E sabia que pode conseguir a melatonina sem receita médica em farmácias de manipulação.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!