domingo, 15 de março de 2020

A POLÍTICA DO QUE?




Por J.J. Abdala - Escreve aos domingos


Política tem como definição: A palavra “política” provém do grego “politéia”. Tal palavra era usada para se referir a tudo relacionado a polis (Cidade-estado) e à vida em coletividade. Portanto, podemos chegar a um ponto em comum ao afirmar que a política está relacionada diretamente com a vida em sociedade, no sentido de fazer com que cada indivíduo expresse suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos social. Embora se afirme que gregos e romanos tenham criado a política, com destaque para a obra “Política” de Aristóteles, não podemos negar a existência de relações de poder e autoridade em civilizações anteriores. De fato, gregos e romanos desenvolveram as características de autoridade e poder no sentido político. De certa forma, a política surgiu para garantir a estabilidade social.

Ou seja, com esse breve relato, podemos denominar que nos dias atuais não é bem assim, a começar pela atual política empregada no Brasil hoje, muito me assusta os rumos das quais ela vem tomando com o passar dos anos, geralmente algo se aprimora com o tempo, mas vejo que neste caso especifico não é o que vem acontecendo, está mais para um retrocesso.
A cada dia que vejo TV, ou leio algo sobre a política no Brasil, me espanto com as barbaridades ditas sem filtros por aqueles que se diz nos representar. As promessas de campanha do atual governo, diziam ou indicavam o contrário e nós mais uma vez caímos na ladainha da velha política, a famosa política para poucos.

Segundo dizia François Pierre Guillaume Guizot (1787-1874) Quando a política penetra no recinto dos Tribunais, a Justiça se retira por alguma porta.

Num país do qual seu presidente da República se quer tem um partido, tendo em vista que o Brasil é o país com uma legenda partidária mais do que extensa é meio que contraditório.




Partido político é um grupo organizado, legalmente formado, com base em formas voluntárias de participação numa associação orientada para ocupar o poder político. Desculpe-me alguns leitores, mas que na verdade está mais para uma organização criminosa. Não se esqueçam de que este ano é um ano eleitoral, então o circo está montando, nem vejo muito o sentindo do carnaval já que somos eternos palhaços.

José Marcio Castro Alves dizia em alto e bom som: Países cuja as constituições permitem que os políticos tenham foro privilegiado e que os próprios políticos nomeiem os juízes dessa mesma Corte, são pocilgas, hospícios legalizados em forma de nações.”

 O articulista J.J. Abdala escreve aos domingos
Ele reside no Paraguay. É graduado em Direito, ex-diplomata e Licenciado em comércio internacional e Ciências Políticas na Universidade Católica Nuestra Señora de La Asuncion.
Este blog não responsabiliza-se por conteúdos /artigos assinados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!