Por Ana Paula Ferreira - Educadora
"No início de 2020 fomos surpreendidos pela disseminação do vírus COVID-19 e tendo em vista que o sistema de saúde precisaria de tempo para se estruturar era necessário conter qualquer forma de aglomeração, antes que entrássemos num colapso. Para cumprir o intento do isolamento social escolas foram fechadas. Quando isso aconteceu gerou enormes incertezas, inseguranças, pois não tínhamos respostas nem soluções prontas. Quando voltaríamos presencialmente? De que forma funcionaria o ensino remoto? Como seria computada a carga horária? Como as crianças em fase de alfabetização seriam alfabetizadas em casa sem o apoio mais próximo por parte de um profissional da educação?
Se por um lado o ensino remoto era questionado em relação a sua eficiência, por outro, era uma forma de não se perder o vínculo com o aluno, de mantê-lo em foco em outras atividades, de se evitar a evasão escolar e também, de prover na medida do possível um conteúdo para que no retorno a defasagem não se tornasse tão abismal.
Não sabíamos como fazer o ensino remoto, mas com toda dificuldade mesmo assim fizemos. Podemos apontar três desafios principais: leis, estrutura e formação. Angústia de não termos orientações mais rápidas e claras por parte dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação; contradição do governo propor ensino remoto, mas não equipar todos os alunos de acesso a internet e a dificuldade dos professores não terem muitas vezes uma fluência digital. E assim, vivenciamos o ensino remoto na reinvenção de cada professor, transformando o WhatsApp em ferramenta de trabalho, e nunca falamos tanto quanto em 2020 palavras como Google Meet, Google drive, planilhas, busca ativa, controle de evasão.
Professora exausta |
Infelizmente sabíamos que a evasão acabaria acontecendo e, não só ela, mas o baixo aprendizado também. E apesar de um despropósito de burocracias, memorando e leis que eram encaminhadas, de anexos a serem preenchidos, educadores encontraram sentido no trabalho quando os alunos ao término do ano letivo mandavam mensagens do tipo “obrigado por não ter desistido de mim”.
Desistência. Essa palavra é extremamente forte e empregamos nos Conselhos de classe naqueles casos que não conseguimos estabelecer mais nenhuma comunicação com o estudante. Usamos a palavra, apontamos o dedo para o estudante pela condição pontual daquele ano, mas não podemos negar que ao longo de sua história ele, encontrou-se em diversos momentos desassistido pelo Estado. Desprovido de capital econômico, poderia ascender ou ter uma vida mais confortável mediante as possibilidades de ampliação do capital social ou cultural e aí entra o papel da escola como espaço de aproximação da cultura dominante.
Professora utilizando o ensino remoto |
Entretanto, se no modelo presencial a escola pública, vítima dos ataques neoliberais à educação, também tem os desafios em ensinar, com o ensino remoto encontraria obstáculos ainda maiores. Casas viraram escolas, material escolar passou a ser o celular e quem acompanhava presencialmente o ensino não era mais o professor e sim um membro da família, que nem sempre tinha preparação para desempenhar tal função. Em se tratando da classe média, ela poderia dispor de tecnologias da informação e da comunicação ou até mesmo pagar aulas particulares, privilégio que não é o mesmo da classe popular. Famílias da classe trabalhadora conviveram com a dificuldade de uma internet limitada e muitas vezes na ausência de tempo para o acompanhamento do estudante. Ou seja, é inegável que houve um aumento do abismo entre classes sociais, cada qual se situando num lugar muito distante uma da outra.
Falta de estrutura nas escolas |
Aliás, ao falar de lugar lembrei-me do fantástico filme “O poço” em que os prisioneiros ficam num poço com centenas de andares e que todo dia desce uma mesa extremamente farta, mas a depender do seu andar, você não come. Essa metáfora pode ser facilmente transposta para os nossos dias. A depender do lugar da família ela não come. A depender do andar em que ela está no “poço” social ela não terá internet e sua forma de comunicação ficará limitada. A depender de seu lugar, está tão longe de interação e seu capital social tão restrito que nem fica sabendo sobre formas de sair do poço. Diante desses “a depender”, incontáveis pessoas estão dependentes de outras estruturas para conseguirem impulsos para suas autonomias, pois não há liberdade quando se tem fome, não há liberdade quando não se tem acesso a informação, não há liberdade se você se sente sozinho.
Diante de todos esses impactos do COVID na educação, lembro da frase de Darcy Ribeiro quando nos diz que a crise na educação não é uma crise, é um projeto. Não há dúvidas que a falta de investimentos é proposital, que o descaso não é ocasional, mas ao sentirmos toda essa exaustão trabalhista do período remoto, toda essa angústia de se perceber as lacunas de aprendizado e as consequentes dificuldades de nossos alunos em saírem do poço, que recordemos a importância de aumentar o eco de vozes na defesa de uma escola pública, laica, gratuita e de qualidade."
Fonte: Educação nossa de cada dia
Ana Paula Ferreira é pedagoga, mestrado em Educação pela UNIFAL.
É supervisora na rede Estadual da Escola Padrão, em Poços de Caldas.
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