Montagem de um usuário e um celular em frente a um logotipo do WhatsApp. |
"A companhia diz que as novas condições não terão efeitos práticos na privacidade dos moradores de países da União Europeia, porque o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) do bloco impede que o compartilhamento de dados com o Facebook. Mas, mesmo assim, quem não aceitar a nova atualização, mesmo residindo na UE, começará a ter a funcionalidade limitada a partir do dia 15. Por exemplo, não terá como acessar a sua lista de chats ao abrir o aplicativo. Mas por enquanto poderá continuar a ler e responder mensagens, além de atender a chamadas de voz e vídeo e, se tiver as notificações ativadas, poderá tocá-las para ler ou responder mensagens e para devolver chamadas perdidas, segundo a empresa.
Entretanto, após algumas semanas “de funcionalidade limitada”, a situação do usuário que não tiver aceitado se complicará. “Não poderá receber chamadas nem notificações entrantes, e o WhatsApp deixará de enviar mensagens e chamadas para o seu telefone”, informa a companhia. Chegado o momento, e após receber notificações cada vez mais insistentes para que tome uma decisão, os usuários terão que aceitar as novas condições ou não poderão mais usar o WhatsApp “absolutamente”. Além disso, se um usuário não usar a plataforma por mais de 120 dias a conta será eliminada, “a fim de manter a segurança, limitar a retenção de dados e proteger a privacidade dos usuários”.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre outras instituições brasileiras, como o Ministério Público Federal, recomendou ao Facebook adiar a adoção da nova política de privacidade, alegando que suas sugestões não foram acolhidas nos novos termos. As autoridades brasileiras são contra o compartilhamento dos dados com o Facebook e a imposição de limitações no uso da ferramenta para quem não aceitar os novos termos. O WhatsApp declarou em nota que a atualização vale para o mundo todo e que “a maioria das pessoas que já foi notificada aceitou a atualização e o WhatsApp continua crescendo”.
Anúncio do WhatsApp para que os usuários aceitem os termos e condições. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!