"Frases em Nosso Tempo"
Maurício Luz |
“Entre o que eu penso, o que quero dizer, o que digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo.”
Alejandro Jodorowsky
“A comunicação é um dos grandes desafios do ser humano. Por mais cuidadosos que possamos ser na elaboração de uma mensagem, não há garantia nenhuma de que o destinatário da mensagem compreenderá o que buscamos transmitir.
Isto acontece porque o entendimento do conteúdo de uma mensagem depende de fatores que estão tanto no transmissor quanto no receptor da mensagem. Vou dividi-los aqui em fatores da mente (ou objetivos) e fatores do coração (ou subjetivos). Nos fatores objetivos, podemos colocar a língua, a forma de transmissão e o meio de como a mensagem é transmitida. E nos fatores do coração, podemos colocar as crenças, as experiências de vida, o contexto no qual a mensagem foi elaborada e transmitida. Ou seja, uma mensagem depende tanto de fatores da mente e do coração de quem transmite e de quem recebe.
A comunicação perfeita ocorre quando os fatores da mente e do coração se encaixam. Ao mesmo tempo, os fatores da mente e do coração podem se tornar barreiras para que duas pessoas possam efetivamente se conectar. Estudos da Universidade de Princeton indicam que as pessoas levam apenas um décimo de segundo para que uma pessoa julgue a credibilidade de outra pela aparência. Podemos deduzir quantos abismos são aprofundados apenas porque uma pessoa não se encaixa nos padrões que nossos fatores entendem como adequado ou correto.
Mas os abismos podem ser superados, e conexões em níveis mais profundos podem ser alcançadas mesmo em situações aparentemente impossíveis de serem contornadas.
Daryl Davis é um músico negro norte-americano que, após uma apresentação no Alabama (EUA), foi cumprimentado por um dos patrocinadores do espetáculo, empolgado que estava com a qualidade e a técnica de Davis. Convidado para uma bebida, Davis e seu novo conhecido começaram a conversar, até que este finalmente falou: “é a primeira vez que eu sento e tenho uma bebida com um homem negro.”. E continuou, para espanto de Davis: “Eu sou membro da Ku Klux Klan.”. E mostrou a carteirinha da famosa organização supremacista branca.
Ao final da conversa, Davis recebeu o número de telefone de seu novo conhecido. Durante as seis semanas que sua banda se apresentou naquele bar, ele sempre levou seus amigos membros da Klan para ouvirem aquele músico que, com sua arte, preenchia um abismo entre eles que parecia intransponível.
No decorrer do aprofundamento daquela improvável relação, Davis conheceu outros membros da KKK, inclusive o líder local do movimento racista. Até que, finalmente, seu novo amigo decidiu abandonar a organização supremacista. Ele contou a Davis que não tinha mais condições de participar do grupo, devido à amizade profunda que desenvolveu com Davis. E como presente, entregou ao músico suas vestimentas de membro da Klan.
Davis atualmente coleciona as vestimentas de ex-integrantes da Ku Klux Klan, que deixaram a organização após tornarem-se seus amigos. E promove um trabalho de diálogo com pessoas que fazem parte, formalmente, da organização racista.
Não é a falta de comunicação entre os seres humanos que impede as conexões. É a falta de conexão que impede que a comunicação seja efetivamente completada, e as mensagens cumpram sua missão de gerar e aprofundar os relacionamentos.
Como mostra o exemplo de Davis, a retomada, criação ou aprofundamento de uma conexão profunda com outros seres humanos e com nós mesmos demanda que mente e coração estejam abertos para a conexão, por mais improvável ou difícil que inicialmente possa parecer.
Os fatores que cavam o abismo são os mesmos que constroem as pontes que conectam os dois lados. É uma tarefa desafiante, mas é a forma de se colocar em prática um dos fatores que efetivamente eleva o nível de consciência de todos nós: a compaixão.”
Maurício Luz |
1º Belmiro Siqueira de Administração – em 1996, na categoria monografia, com o tema “O Cliente em Primeiro Lugar”.
E o 2º em 2008, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades Para a Ciência da Administração”..
Ex-integrante da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Administração RJ.
Com experiência em empresas como SmithKline Beecham (atual Glaxo SmithKline), Lojas Americanas e Petrobras Distribuidora, ocupando cargos de liderança de equipes voltadas ao atendimento ao cliente.
Maurício Luz é empresário, palestrante e Professor. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997).
Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec (2005). Formação em Liderança por Condor Blanco Internacional (2012).
Formação em Coach pela IFICCoach (2018). Certificado como Conscious Business Change Agent pelo Conscious Business Innerprise (2019).
Atualmente em processo de certificação em consultor de Negócios Conscientes por Conscious Business Journey.
Muito bom!!
ResponderExcluirIsso explica muito bem um grande numero de desentendimentos que existem, mas não deveriam existir. Principalmente na comunicação "por emojis" que se faz atualmente, sem a chance de explicar os reais sentimentos.