quinta-feira, 13 de maio de 2021

Notícias locais: nesta quinta-feira, 13 de maio é o Dia de São Benedito, em Poços de Caldas, MG

Fonte: whatsapp

A voz e violão é de Maria Angélica Costa, esposa do ex-vice-prefeito de Poços Caldas, Nizar El Khatib. Para que não passe desapercebida a celebração ecumênica de São Benedito, na qual reúnem-se os devotos de São Benedito. São católicos, cristãos e outras religiões e seitas. O importante é a fé. 

Festa de São Benedito e seus grupos tradicionais de Congada e Caiapó.      
 

O Dia oficial de São Benedito é dia 5 de outubro. E por que Poços de Caldas celebra no dia 13 de maio?

"A origem da Festa de São Benedito foi há muitos anos pelo Coronel Agostinho Loiola Junqueira, que era devoto do santo. Nesta época acreditava que muitas bênçãos e o desenvolvimento do povoado eram influenciados por São Benedito. As festividades eram realizadas em junto com o aniversário do Coronel que era dia 13 de maio e que é a mesma data da Abolição da escravidão no Brasil, 1888, por meio da Lei Áurea votada no Senado e assinada pela regente do Brasil, filha do Imperador Pedro II, a Princesa Isabel.


De acordo com  a obra de Dr. Mário Mourão, no final do século XIX o ex-escravo mais conhecido como ‘Tio Herculano’, que veio de Amparo para Poços de Caldas trazendo uma imagem de São Benedito, organizou a primeira festa oficial em honra ao santo. As comidas eram preparadas pela sua esposa Isaquelina com ajuda de outros fiéis e logo após saiam em procissão.

 

Desde a primeira festa, apesar de alguns costumes que foram modificados, o histórico revela a dedicação, fé e a colaboração e a solidariedade mútua entre os participantes fiéis para a realização da tradicional Festa de São Benedito em Poços de Caldas.


Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia da Covid-19, a tradicional Festa de São Benedito não vai acontecer em Poços de Caldas (MG). Mas, para marcar a data, a Secretaria de Cultura da cidade está produzindo um documentário sobre as manifestações culturais ligadas à festa.

De acordo com a prefeitura de Poços de Caldas, o documentário vai registrar a manifestação de fé, in loco e no tempo em que as coisas acontecem, de forma a produzir sentido para os agentes da cultura popular que perpetuam a tradição. A captação de imagens tem início na próxima semana, seguindo todas as medidas de enfrentamento do novo coronavírus.

Segundo departamento, Festa de São Benedito acontece desde 1904 em Poços de Caldas
— Foto: Prefeitura de Poços de Caldas




Lançamento do documentário está previsto até o final do mês de maio

A Retirada dos Caiapós do Mato é uma das manifestações que serão registradas em documentário em Poços de Caldas — Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

"Nossa devoção estará registrada para que as gerações futuras saibam que a tradição dos Congos e Caiapós de Poços de Caldas se mantém firme, mesmo durante a pandemia”, ressaltou a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós, Lilia Regina Clementino.

De acordo com trabalho de pesquisa desenvolvido pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, a Festa de São Benedito é realizada desde 1904, na Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, primeiro nome da cidade. Mas as primeiras festas já aconteciam antes dessa data."

Fonte: G1/Sul de Minas              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!