Gasolina tem o reajuste 7,2% e o gás de cozinha também nas refinarias |
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (8) que vai reajustar o preço da gasolina e do gás de cozinha (GLP) para as suas distribuidoras. Desta vez foram 7,2% de aumento.
A Petrobrás culpa as altas com escalada das cotações internacionais e do dólar, nunca o Real esteve tão desvalorizado quanto neste governo.
Inflação é a maior para setembro desde 1994 e chega a 10,25% em 12 meses. Com os combustíveis subindo de preço, os alimentos também sobem. É inflação que não tínhamos há 27 anos, voltou a nos importunar. E o super ministro da Economia não faz nada. Algo está errado! Por que se ele tomasse alguma medida para conter a inflação, como o congelamento de preços por um tempo, como fizeram os outros ministros da economia.
Um país que tem autonomia no Petróleo interno, o que quer isso? É que para o consumo interno a Petrobras dá conta da produção do petróleo. A Petrobras nas suas hoje 13 das 17 refinarias produz 98% do petróleo consumido no país.
"O refino é a área da indústria petrolífera que transforma o petróleo bruto em seus derivados, como gasolina, diesel, querosene, lubrificantes, nafta e outros. No Brasil, ela é virtualmente monopolizada pela Petrobras: o país tem hoje 17 refinarias, das quais 13 são da estatal e respondem por 98% da produção. Essa produção doméstica, por sua vez, entrega por volta de 80% de tudo o que é consumido internamente. Os 20% restantes vêm de importadoras privadas que complementam o mercado." Fonte: CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!