domingo, 26 de dezembro de 2021

A Vila Madalena, o Crusp e o AI-5 de 1968

Vila Madalena nos anos 1980
 Vila Madalena, Crusp e o AI-5
Fonte: Whatsapp

O CRUSP é "Conjunto Residencial da USP", onde ficam os alunos da USP, cujas famílias moravam em outra cidade ou distante da USP (Universidade de São Paulo), que é no bairro do Butantã, na zona Oeste da capital paulista.

A Vila Madalena também fica na zona Oeste, próximo à USP. Era um bairro de muitas casas antigas e prédios de apartamentos residenciais com no máximo três andares. Era proibido construir edificações com mais andares, em função da Lei do Patrimônio Histórico, que foi pedida pela Associação de Moradores da Vila Madalena, na década de 1980/90. Era um bairro de muitas ideias e atitudes transgressoras. Que nos anos 1970-80 se tornou um bairro de gente da esquerda brasileira basicamente.


Em função do acesso é um bairro com subidas e descidas acentuadas, no qual moraram vários artistas de vanguarda nas décadas de 1960/70/80. No qual era difícil até o acesso da polícia ao bairro, pois em princípio as ruas eram de terra. A partir do final da década de 1970, que foram asfaltadas as ruas da Vila Madalena. Hoje, no século 21 podemos dizer, que é um dos pontos mais badalados da capital paulista com muitos bares, mas que perdeu seu encanto de revolucionário!


A Praça do Pôr do Sol, os grafites nos muros da Vila Madalena


Grafites na Vila Madalena


Praça do Pôr do Sol na Vila Madalena


   
Praça do Pôr do Sol na Vila Madalena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!