quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Mamães e Papais: "dentes nascendo: veja como aliviar as dores do bebê"

 

Rayane Santos - Revista Seleções - Seleções

"Quando nascem os primeiros dentes do bebê, tanto ele quanto os pais sofrem. A seção destinada aos bebês nas drogarias oferece vários produtos que aliviam a dor sem necessidade de receita médica, como o Tylenol infantil. No entanto, é melhor consultar um pediatra para usar esses remédios e sempre seguir as orientações da bula. 

Quando nascem os primeiros dentes do bebê, tanto ele quanto os pais sofrem. A seção destinada aos bebês nas drogarias oferece vários produtos que aliviam a dor sem necessidade de receita médica, como o Tylenol infantil. No entanto, é melhor consultar um pediatra para usar esses remédios e sempre seguir as orientações da bula.  

Essa logicamente é apenas uma opção para aliviar os problemas da dentição. Para mais sugestões, veja os remédios apresentados abaixo. O principal recurso, porém, é a paciência dos pais durante aquelas semanas nervosas em que os primeiros dentinhos aparecem.

Nascimento dos primeiros dentes

Dos 4 aos 8 meses de idade, quando os primeiros dentes começam a nascer, as gengivas do bebê ficam vermelhas, doloridas e inchadas. Alguns ficam nervosos e irritados e têm dificuldade para dormir. A maioria põe o dedo na boca e baba sem parar. O problema geralmente é maior durante o nascimento dos 2 ou 4 primeiros dentes. Mas algumas crianças continuam a ter dor durante a erupção dos outros dentes, período que se estende até os 3 anos de idade.

Itens para aliviar as dores do bebê

Existem alguns itens que podem ajudar a aliviar as dores causadas pelo nascimento de novos dentes. Além disso, a temperatura fria anestesia as gengivas e alivia a dor. Assim, guarde esse objetos na geladeira antes de oferecê-los a seu bebê. Confira a lista a seguir:

 Argola de dentição 

Tenha na geladeira uma argola de dentição (encontrada em lojas de produtos infantis), e ofereça-a para o bebê morder. Só não guarde-a no congelador. O contato com objetos congelados pode causar ulceração nas gengivas.

 Toalha limpa 

Os bebês com mais de 6 meses de idade podem morder uma toalha limpa embebida em água gelada.

 Cubos de gelo 

Envolva um cubo de gelo em um tecido limpo e esfregue suavemente nas gengivas do bebê. Cuidado para que o gelo não toque as gengivas diretamente; mantenha-o em movimento para distribuir o frio.

 Colher gelada 

Se os primeiros dentinhos estão nascendo, use uma colher gelada para aliviar a dor. Guarde a colher na geladeira (não no congelador) e aplique a sua parte convexa nas gengivas do bebê quando ele ficar irritado. À semelhança da argola de dentição, a colher gelada ajuda a anestesiar a área dolorida. Assim que o dente nascer, porém, pare de usar a colher gelada, pois ela poderá danificá-lo.

 Alimentos frios 

Alimentos frios ajudam a aliviar a dor nas gengivas. Guarde uma rosquinha dura em um saco e guarde-o no congelador. Quando o bebê ficar inquieto, dê-lhe um pedaço para roer. O frio ajuda a anestesiar as gengivas e a rosquinha massageia as gengivas do bebê. Lembre-se de ficar por perto e de descartá-la quando amolecer. 

Ofereça ao bebê uma banana congelada (sem casca, evidentemente). A fruta descongela rapidamente à medida que o bebê a mastiga, e alivia as gengivas. Quando a banana ficar mole, no entanto, tire-a da boquinha do bebê.

Outros modos de aliviar o incômodo

 Carinho é fundamental 

Um gesto de afeto pode aliviar a dor da dentição. Passe um tempo acarinhando a criança, ou caminhe um pouco com ela no colo para distrair sua atenção do desconforto. Massageie as gengivas com o dedo limpo. A pressão causa uma sensação boa, e a atenção dos pais é reconfortante.

 Cuide das gengivas 

Faça um calmante para a gengiva à base de óleo de cravo-da-índia, misturando 4 gotas de óleo essencial de cravo em pelo menos 1 colher de sopa de óleo vegetal. Antes de aplicar no bebê, experimente na própria gengiva para ter certeza de que a solução não está muito concentrada. Se sentir qualquer irritação, acrescente mais óleo vegetal. Nunca use o óleo de cravo diretamente nas gengivas do bebê. Pingue 1 ou 2 gotas de óleo de camomila em um cotonete úmido e aplique-o nas gengivas 2 vezes ao dia.

Um antigo remédio popular para a dor dos dentinhos é esfregar bebida alcoólica nas gengivas do bebê. Entretanto, dar álcool para bebês e crianças não é uma boa ideia. Use outro remédio mais seguro. 

Um gel de sabor cereja chamado Baby Orajel ajuda a aliviar a dor da dentição. Outra opção: cotonetes Orajel. Eles contêm o mesmo medicamento analgésico não alcoólico e o mesmo gosto do gel. Ambos devem ser usados em quantidades muito pequenas. Como anestesiam não apenas as gengivas, mas também o “reflexo do vômito”, há o risco de que o alimento engolido possa ser aspirado para as vias aéreas sem produzir a resposta normal de regurgitação.

O que fazer depois que os dentes nascerem

Assim que o dente nascer, comece uma rotina de limpeza. Esfregue as gengivas delicadamente com uma escova macia ou com uma toalhinha limpa 2 vezes por dia. Isso ajuda a controlar as bactérias na boca e reduz a irritação provocada pela erupção da dentição. Também é importante acostumar seu filho à sensação de dentes escovados. Em outro post, demos dicas sobre como cuidar da saúde bucal do seu filho.

Quando procurar um médico

Ao contrário da crença popular, a erupção da dentição não deve causar febre, diarreia, vômito ou perda de apetite. Tais sintomas são provavelmente sinal de outro problema de saúde, de forma que é melhor procurar o pediatra. É especialmente importante procurar um médico se seu filho apresentar febre — mesmo baixa — durante 2 ou 3 dias."

Fonte: Seleções          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!