sábado, 2 de março de 2024

3ª parte: GUERRA CULTURAL E BOLSONARISMO: Como a retórica do ódio criou uma realidade 3/4 assista a continuidade para o final

Fonte: Carta Capital

"No terceiro episódio da PEQUENA ENCICLOPÉDIA DO BOLSONARISMO, o escritor e historiador João Cézar de Castro Rocha explica o que é a guerra cultural, um dos principais instrumentos da extrema-direita. De suas origens com o ultra-conservador norte-americano Pat Buchanan no início dos anos 1990, o termo passou a designar uma visão maniqueísta de mundo, que divide a sociedade em "nós" e "eles", impedindo qualquer diálogo político. Essa atitude é reforçada por um uso massivo das mídias digitais, por parte dos seguidores de Jair Bolsonaro, para criar notícias falsas e narrativas alternativas - um espaço que o professor chama de "midiosfera". Tudo isso, aliado à utilização do discurso do ódio, é capaz de manter uma militância extremista constantemente mobilizada para o conflito.


Adquira sua cópia do livro "Guerra Cultural e Retórica do ódio: Crônicas de um Brasil Pós-político", de João Cezar de Castro Rocha:
- Livro físico: https://bit.ly/3rjHmng

Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!