quinta-feira, 21 de março de 2024

Notícias locais – Educação: inscrições abertas para a turma de 2024 no cursinho pré vestibular EDUCAFRO

Aula no Curso pré-vestibular Educafro - Foto: Felipe Martins

 Por Daniel Souza e Jenifer Silva

"As inscrições para a turma de 2024 do curso pré-vestibular comunitário Educafro em Poços de Caldas estão abertas e vão até o dia 22 de março, das 19:00 às 22:00, de segunda a sexta-feira, na sala 19 do prédio administrativo do IFSULDEMINAS.

Curso tem caráter inclusivo

As aulas serão presenciais e terão início, segunda-feira, 25 de março. O cursinho é destinado a estudantes de baixa renda provenientes do ensino médio da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. A seleção será feita em 23 e 24 de março, quando serão convocados os selecionados, seguindo não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade; ou seja, ser negro, indígena, LGBTQIAP+ e/ou estar há mais tempo longe das salas de aula conta para ser selecionado prioritariamente.

A inscrição é gratuita, o candidato deverá levar uma foto 3x4, cópias dos comprovantes de renda familiar e cópias do comprovante de escolaridade (histórico escolar ou diploma do ensino médio). Há também a opção de inscrição online, qual devem ser anexados os mesmos documentos.

Onde: No Instituto Federal Sul de Minas - Campus Poços de Caldas. Na Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança.

Inscrições abertas: até esta sexta-feira, 22/março, das 19h às 22h, na sala 19 do prédio administrativo do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, MG

O núcleo do Educafro em Poços de Caldas foi fundado há vinte anos pela ONG Credhep (Centro Regional de Direitos Humanos e Educação Popular), de quem também partiu a iniciativa da implantação do Conselho Tutelar na cidade, e chama-se Laudelina de Campos Melo em homenagem à poços-caldense que foi a fundadora do primeiro Sindicato de Domésticas do Brasil e, também, militante antirracista que se voluntariou a lutar contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

História do movimento Educafro

O Educafro é um movimento social que atua em rede e foi fundado pelo Frei David Santos na Baixada Fluminense, no município carioca de São João do Meriti, em 1993. Por essa razão o cursinho possui matérias como Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais como identidade de gênero, racismo, homofobia, transfobia, misoginia, direitos reprodutivos e outras temáticas relativas aos Direitos Humanos.

Como vivemos em um país laico, serão bem-vidas todas as divindades. E mais os professores (as) são todos voluntários

Caso você seja aprovado na seleção, há uma colaboração voluntária e mensal de R$ 10,00 para manutenção do curso e materiais para os alunos. Mais informações sobre o voluntariado ou ainda inscrições podem ser obtidas por mensagem, ou ligando para a Jenifer no cel. 99198-7660. Além disso, o e-mail, a página do Instagram ou na página no Facebook O que você está esperando? A escolha é sua!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!