sábado, 30 de março de 2024

"Revisão da vida toda: entenda o que mudou com a nova decisão do STF e quem vai ser afetado"

"Tese permitiria que um pequeno grupo de pessoas, segundo especialistas, aumentasse o valor da aposentadoria, por meio de um cálculo diferente, mas isso deve ser barrado com novo entendimento do Supremo."

Por Júlia Nunes, g1

  • "Uma nova decisão do STF deve acabar com as possibilidades de aposentados do INSS fazerem a chamada “revisão da vida toda”.

  • No geral, a medida permite que um grupo específico de pessoas aumente o valor da aposentadoria, ao pedir que sejam considerados mais anos de contribuição ao INSS para o cálculo do benefício.

  • Mas, embora o assunto desperte bastante interesse da população, poucas pessoas são, de fato, afetadas pelas decisões acerca do assunto, afirmam especialistas. Entenda na reportagem."


Fonte: Jornal Nacional

"Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, o governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria. Veja o que muda para essas pessoas em 2024."
  • ✅A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 63 anos e 6 meses.

  • ✅O tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
  • Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. 

  • ✅A pontuação mínima exigida será de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.


Fonte: g1/trabalho e Carreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!