terça-feira, 26 de março de 2024

Provoca | Daniela Arbex | 26/03/2024 - "A palavra tem uma potência" - Jornalista mineira que tornou-se conhecida por escrever sobre Brumadinho, nas suas estranhas, entre outras obras

Fonte: Provoca, TV Cultura, SP

"No #Provoca desta terça-feira (26), Marcelo Tas recebe a jornalista mineira Daniela Arbex, autora de grandes livros como ‘Holocausto Brasileiro’, ‘Todo Dia a Mesma Noite’, ‘Longe do Ninho’, ‘Cova 312’ e outros.

Aclamada pelo meio jornalístico e ganhadora dos Prêmios Vladmir Herzog e Jabuti, a escritora que já esteve no programa #Provocações com o saudoso Antônio Abujamra, fala sobre o processo de escrita de suas obras, as histórias por trás de cada caso e sua família.

Na conversa, Tas questiona a jornalista sobre seu livro ‘Todo Dia a Mesma Noite’, que investiga a tragédia da Boate Kiss e, posteriormente, é usado como argumentação no caso. ''Foi muito emocionante para mim quando o Ministério Público agrega o livro ao processo'', cita a jornalista.
Daniela Arbex fala ainda sobre o Hospital Colônia de Barbacena, retratado na obra ‘Holocausto Brasileiro’, e a entrevista que fez com o maquinista que operava a linha de trem que levava os “loucos” para o hospício.
Ao falar sobre seu livro ‘Longe do Ninho’, em que relata o incêndio no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo, Daniela conta: ''Eu falo que é uma investigação premonitória quando um técnico fala ‘esse alojamento é inadequado e no caso de uma emergência noturna haverá grandes dificuldades’ e foi exatamente o que aconteceu''."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!