sexta-feira, 22 de março de 2024

Mundo: "Terremoto de magnitude 7,6 atinge as Filipinas"

O terremoto atingiu a região de Mindanau, no Sul das Filipinas. — Foto: Arte g1/Vitória Coelho

"Ondas de até um metro de altura são esperadas na costa oeste do Japão."

Por g1

"Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu as Filipinas, neste sábado (2). De acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor aconteceu a uma profundidade de 32 km, na região de Mindanau, por volta das 22h37 (11h37 no horário de Brasília).

Ainda não há informações de vítimas ou danos causados pelo terremoto, segundo a Reuters.

O governo filipino determinou a evacuação de duas províncias no país – Surigao do Sul e Davao – por conta do alerta de tsunami. Há previsão de que o tremor possa causar ondas de pelo menos um metro. As ondas podem atingir também a costa sudoeste do Japão.

O Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos chegou a fazer um alerta para o risco de ondas de até três metros, mas a previsão foi descartada.

A Agência Filipina de Sismologia PHIVOLCS afirmou que ondas de tsunami podem atingir o país à meia-noite (13h no horário de Brasília).

Raymark Gentallan, chefe da polícia local da cidade costeira de Hinatuan, perto do epicentro do terremoto, afirmou à Reuters que a energia foi cortada desde o tremor. "Estamos evacuando as pessoas das cidades costeiras", detalhou. A cidade tem uma população de cerca de 44 mil habitantes.

Terremotos frequentes na região


Os terremotos são comuns nas Filipinas por causa da localização do país no chamado "Círculo de Fogo do Pacífico".

O "Anel de Fogo" ou "Círculo de Fogo do Pacífico" é uma área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o Oceano Pacífico. Na região, há pelos menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos.

Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico — Foto: Ciência/G1

A área abrange países como Estados Unidos, Canadá, Rússia e Japão, além do Sudeste Asiático e da Oceania.

Esse é o local de maior atividade sísmica do mundo. Em média, um abalo sísmico é registrado a cada cinco minutos na região. Segundo a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o "Círculo de Fogo" é resultado do encontro de diferentes placas tectônicas."

Fonte: Globo News

Fonte: g1.com/Mundo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!