quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Causas do acúmulo de gordura no fígado

Por dr. Arthur Frazão

"A principal causa do acúmulo de gordura no fígado é o consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e açúcar associado ao sedentarismo, que é falta de atividade física e por isso esta é uma condição comum em pessoas obesas ou acima do peso. No entanto, a esteatose hepática, também pode ser causada por outros fatores como:
  • Jejum prolongado;
  • Desnutrição causada pela falta de proteínas na alimentação;
  • Resistência à insulina;
  • Diabetes tipo 2;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Colesterol ou triglicerídeos elevados;
  • Hepatite C crônica;
  • Doença de Wilson, doença rara que se manifesta na infância. 
O acúmulo de gordura no fígado também pode ser provocado por situações de pós-operatório de cirurgia de derivação jejunal e pelo uso de medicamentos como Betametasona, Ciclesonida; Glicocorticoides; Estrogênios, Tamoxifeno ou Amiodarona, por exemplo.

Geralmente a esteatose hepática não gera sintomas sendo descoberta num exame de rotina, mas é importante que ela seja tratada adequadamente para evitar suas complicações.

Complicações do acúmulo de gordura no fígado
As complicações do acúmulo de gordura no fígado dependem do estilo de vida do paciente e dos fatores associados, como diabetes, obesidade ou doenças imunes. Mas, geralmente, acontece uma inflamação progressiva do fígado que pode levar ao surgimento de doenças graves, como cirrose hepática.

Para evitar as consequências do acúmulo de gordura no fígado é recomendado que o indivíduo faça uma dieta rica em frutas e vegetais, evitando comer alimentos com muita gordura e açúcar. Além disso, deve também fazer exercício físico regular, pelo menos de 30 minutos por dia.


A gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática, é um problema grave que pode surgir em qualquer fase da vida, mas que ocorre principalmente em pessoas com mais de 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!