sábado, 3 de dezembro de 2016

Como se prevenir para não ser vítima de sequestro ou assalto

Por Regina Di Ciommo

Sequestros e assaltos a mulheres em estacionamentos estão se tornando frequentes. Previna-se para não ser vítima de mais uma violência contra a mulher. Um criminoso pode estar interessado em roubar o seu celular ou mesmo praticar um sequestro e, portanto, o importante é estar alerta nessa hora.

Muitos ataques de criminosos às mulheres acontecem na hora em elas estão distraidamente entrando ou saindo de seus carros estacionados. Os celulares, principalmente, são hoje a tecnologia que disputa a atenção de nossos cérebros e fazem com que as pessoas deixem de estar alerta para os riscos que correm.

Estar alerta para o que acontece no ambiente em que circulamos é essencial para nossa segurança.

A atenção no celular e a distração aos riscos do ambiente

Você já reparou como jovens e mesmo adultos estão fascinados olhando os seus celulares ultimamente, não importa onde estejam e o que estão fazendo? Pois é, o risco de ser surpreendido por um criminoso é muito grande, e as estatísticas policiais comprovam esse fato. Isso pode ficar ainda mais evidente com a chegada do jogo Pokemon Go, no qual as pessoas são desviam os olhares da tela.

Vídeo publicado pela agência de segurança Pretty Loaded Safety Training mostra como as mulheres são sujeitas a ataques quando estão sozinhas em estacionamentos. O  vídeo teve como base o estudo de pesquisas realizadas com criminosos violentos que estão nas prisões de segurança máxima dos Estados Unidos. Os prisioneiros foram ouvidos sobre como agiam para apanhar suas vítimas. Além disso, foram utilizadas publicações sobre defesa pessoal, linguagem corporal, psicopatias, e outros.


São esforços feitos para tornar as pessoas mais conscientes e demonstrar como elas dever estar alertas para combater a violência, que vemos todos os dias na mídia.

As mulheres devem ficar alertas 

As principais vítimas de ataques em estacionamentos, principalmente de shoppings, são as mulheres. É possível assumir uma atitude que afaste um criminoso, mantendo a atenção e seguindo algumas dicas de segurança.

Você é a principal interessada na sua segurança! Veja como alguns cuidados podem mudar definitivamente a maneira como você cuida da sua segurança pessoal.

Quando você estiver saindo de uma loja, em um shopping, ou de um edifício em rua deserta, você deve se certificar que não há nada suspeito no local. Se você ver alguém ao lado de seu carro, talvez seja um cara legal, mas é possível também que seja um bandido, principalmente se for um estranho.

Aqui vão algumas dicas para que você enfrente essa situação com segurança:

Se você perceber que o homem está olhando para você, apresse o passo e entre no seu carro o mais rápido que puder. Tranque as portas imediatamente e ligue o carro.

Lembre-se de que existe uma linguagem corporal que expressa sinais importantes, que fazem você menos vulnerável a ataques.
  1. Em primeiro lugar, ande rápido e decididamente.
  2. Mantenha a cabeça erguida e encare a pessoa, se ela faz você se sentir nervosa.
  3. Lembre-se que seus olhos devem basicamente dizer: “Estou de olho em você”. Esse é um sinal consciente de que você está alerta e pronta para tentar qualquer coisa. Você mostra que viu bem como é a pessoa e será capaz de identificá-la, se for necessário.
  4. Tenha as chaves do carro na mão, fora da bolsa, para rapidamente destravar o carro. Pegue as chaves antes de deixar o interior das lojas, nada de ficar parada em frente ao carro revirando a bolsa a procura das chaves, isso pode acabar se tornando um atrativo para os bandidos que estavam passando pelo local, mas que acabaram vendo uma oportunidade.
  5. Mantenha a sua mão dominante livre e aberta, sem sacolas. Se você for destro, a direita deve sempre estar livre, se for canhoto, libere a esquerda. Não segure a bolsa com a mão dominante, prefira as bolsas a tiracolo ou de ombro.
  6. Se você vir alguém ao lado do seu carro, muitas vezes é melhor desistir de pegar o veículo. Volte para dentro do edifício e peça para alguém acompanhar você. Com duas pessoas, o risco é muito menor. Eu já fiz isso muitas vezes e é fácil achar alguém que a acompanhe até o carro.
  7. Se não quiser arriscar de pedir ajuda a um estranho, siga sua intuição. Se preferir, peça a um empregado da loja em que esteve para te fazer companhia até o carro. Provavelmente essa não vai ser a primeira vez que isso acontece.
  8. Use sua intuição, olhe por onde está andando e veja quem está por perto. Você sempre pode ter tempo para correr em outra direção
  9. Fique sempre atenta aos veículos e pessoas que estão ao redor do carro. Antes de destravar a porta e sair, olhe pelos retrovisores para se assegurar de que não há nada suspeito.
  10. Lembre-se sempre de não ficar focada no seu celular quando em locais sem segurança. Ninguém é tão importante que possa impedir de ver o perigo de ser estuprada e morta.
Muita gente se machuca por falta de habilidade para estar alerta ao invés de estar fazendo coisas como tirar selfies. Muitas pessoas são tão distraídas que constituem a presa perfeita para psicopatas.

Recuse-se a ser uma vítima! Preste atenção nas redondezas e em quem está por perto! A tecnologia é bacana, mas quando estamos fazendo algo que requer toda a nossa atenção, não é o momento de olhar o facebook, o celular ou o tablet. Mantenha o celular na bolsa!

Uma ótima ideia é não colocar itens no carro que demonstrem que ele pertence a uma garota, como adesivos e enfeites decorativos que simplesmente anunciam que o carro pertence a uma mulher jovem. Muitas vezes, é por esse razão que os ladrões escolhem o carro como primeira alternativa. Adesivos do tipo Betty Boop, Hello Kitty e outras “fofuras” devem ser evitados.

Não estacione em locais desconhecidos e que pareçam desertos, quanto menos movimento tiver mais fácil acama se tornando para realizar um sequestro.

Dê preferência para parar em estacionamentos, apesar de ser pago, evita problemas de entrar distraída em um carro e ser sequestrada.

Ao chegar em casa com portão manual, sempre peça para que outra pessoa abra o portão quando possível. O fato de deixar o carro ligado e descer para a abrir a porta acaba se tornando um risco bem grande.

Acima de tudo, fique alerta e sempre confie na sua intuição acima de tudo. Lembre-se destas dicas para manter sua segurança.

Mantenha uma atitude forte, seja poderosa e seja confiante!

Fonte: Seguro auto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!